domingo, 20 de julho de 2014

Seleção Italiana de Futebol


       A Seleção Italiana de Futebol é uma das seleções mais bem-sucedidas do futebol mundial , sendo , ao lado da Alemanha , tetracampeã . Também conquistou uma Eurocopa , em 1969 . Ainda ganhou os Jogos Olímpicos de 1936 , em Berlim .


  • Copa do Mundo de 1934 

   
     

Seleção Italiana saudando Benito Mussolini 


       A Seleção Italiana da Copa do Mundo de 1934 tinha grandes jogadores como o artilheiro Ângelo Schiavio e os argentinos naturalizados italianos : Luis Monti , Raimundo Orsi e Enrique Guaita ; além do craque do time , Giuseppe Meazza . 

       Na 1° partida , pelas oitavas de final , o time de Mussolini goleou os Estados Unidos , por 7 a 1 , com três gols de Schiavio , dois de Orsi , um de Ferrari e um de Giuseppe Meazza . Nas quartas de final um duelo empatado em 1 a 1 com a Espanha . No duelo de desempate ,  o craque Giuseppe Meazza fez o gol da classificação . Nas semifinais , outro duelo equilibrado , com a Áustria . Porém , o Ítalo-argentino Enrique Guaita fez 1 a 0 e classificou os italianos para a grande final . Na grande final , no Estádio Nacional do Partido Nacional Fascista completamente lotado , os italianos venceram a poderosa Tchecoslováquia , de virada , por 2 a 1 , com gols de Raimundo Orsi e Ângelo Schiavio . 

  • Jogos Olímpicos de 1936


                    Estádio Olímpico de Berlim ,  alco da grande final dos Jogos Olímpicos de 1936 


       Os Jogos Olímpicos não poderiam começar melhor para os italianos , uma vitória humilhante sobre a fraca Seleção Japonesa , de 8 a 0 , com três gols do artilheiro Annibale Frossi , quatro do Carlo Biagi e um de Capelli . Nas semifinais ocorreu um duelo muito mais disputado , contra a forte Noruega , mas a ''Squadra Azzurra'' conseguiu vencer , com gols de Alfonso Negro e Frossi . Na grande final , no Estádio Olímpico de Berlim , os italianos , com show de Frossi , derrotaram os austríacos , com dois gols de Frossi .

  • Copa do Mundo de 1938 


                                              Time italiano da Copa do Mundo de 1938 


       Para a Copa do Mundo de 1938 , na França , a Itália tinha a missão de manter o título mundial , para a felicidade de Benito Mussolini . Para aquele mundial os italianos tinham , além do craque Giuseppe Meazza , o artilheiro Silvio Piola e Gino Colaussi . 

       A Copa do Mundo começou bem dramática para os italianos , que enfrentavam de novo a Noruega , que os quase eliminava das olimpíadas de dois anos atrás . O jogo foi muito disputado e , mais uma vez , foi para a prorrogação , depois de 1 a 1 no tempo normal . Porém , os italianos tinham Silvio Piola , que fez o gol da classificação . Nas quartas de final a Itália enfrentou a França , mas o jogo foi um pouco mais fácil e vitória por 3 a 1 , com dois gols de Silvio Piola e um de Gino Colaussi . Já nas semifinais a Itália enfrentou a Seleção Brasileira , de Leônidas da Silva , e venceu em um jogo disputado , por 2 a 1 , com gols de Colaussi e Giuseppe Meazza , de pênalti , com Romeu descontando no final do jogo para o Brasil . Na grande final , contra a Hungria , um jogo recheado de gols , 4 a 2 para a ''Squadra Azzurra '' , com dois gols de Colaussi e dois de Piola . Assim , a Seleção Italiana se tornava a primeira bicampeã mundial . 

  • Anos de 1940 a 1968


                                 Desastre aéreo que matou 18 jogadores do ''grande Torino''


       A Itália , derrotada na Segunda Guerra Mundial , sofreu muito o impacto e o futebol do país caiu muito de nível . Além da guerra , que deixou uma grande geração de craques sem jogar outra Copa do Mundo , outra tragédia abalou muito o futebol italiano , a Tragédia de Superga . O avião , com a delegação do Torino , de longe o melhor clube italiano da época , se chocou com a Basílica de Superga e acabou matando 18 jogadores do Torino . Este episódio chocou o mundo e abalou profundamente o futebol italiano , que caiu na 1° fase da Copa do Mundo de 1950 e 1954 e na Copa do Mundo de 1958 nem se classificou . Na Euro de 1960 não participou , na Copa de 1962 caiu na 1° fase , na Euro de 1964 não se classificou e na Copa do Mundo de 1966 caiu na 1° fase . 

  • Ressurgimento do futebol italiano - 1968 

                                               Time italiano da final da Eurocopa de 1968

       
       Em 1968 o futebol italiano re-despertou para o mundo . O time tinha grandes jogadores como o goleiro Dino Zoff , o defensor Giacinto Facchetti , os armadores Sandro Mazzola e Ângelo Domenghini e o atacante Luigi Riva . Esse grande time conseguiu uma difícil classificação para a Eurocopa de 1968 . 

       Na Eurocopa daquele ano só existiam 4 equipes , pois o restante não obtinha classificação . Desta forma , a Itália já começava na semifinal . Naquele ano o adversário foi a forte União Soviética e um fato extremamente curioso ocorreu , o jogo terminou empatado , mas a decisão iria para os pênaltis ? Que nada ! Acabou sendo decidido no Cara ou Coroa , isso mesmo ! Quem ganhou essa ''equilibrada disputa'' foi a Itália e assim avançou para a final da competição ! O adversário da final foi a Iugoslávia , de Dragan  Dzajic . O jogo acabou 1 a 1 , mas houve moedinha ? Não ! Desta vez houve um duelo de desempate , no qual a Squadra Azzurra ganhou de 2 a 0 , com gols de Riva e Anastase . Assim , a Itália volta com tudo para o futebol mundial . 

  • Copa do Mundo de 1970 

                                               Time Italiano da Copa do Mundo da 1970


       Depois da vitoria na Euro de 1968 , a Seleção Italiana chegava como uma das favoritas ao título no México . O time começou bem , derrotando a Suécia por 1 a 0 , com gol de Domenghini . Depois , dois empates de 0 a 0 com Uruguai e Israel , o que garantiu o 1° lugar do grupo para os Italianos . Nas oitavas de final a Itália atropelou o México , 4 a 1 , de virada . Peña - contra - , Rivera e duas vezes Riva , fizeram para os italianos , na vitoria por 4 a 1 . Na semifinal a Itália tinha o grande time da Alemanha , de Franz Beckenbauer e do artilheiro da Copa Gerd Muller . Em um estádio Azteca lotado Boninsegna abriu o placar no início do jogo , só que aos 90 minutos Schnellinger empatou o jogo , levando o duelo para a prorrogação . Na prorrogação houve uma chuva de gols . O artilheiro da Copa do Mundo , Gerd Muller deu o ar da graça e colocou os alemães na frente , de virada , mas Burgnich empatou o jogo e Riva virou para os italianos . Porém , de novo ele , Gerd Muller empata mais uma vez o jogo e quando todo mundo acha que o duelo vai para a prorrogação eis que surge Rivera , que coloca a Itália na grande final , contra o arrasador time do Brasil .


                           Times de Alemanha e Itália , na semifinal da Copa do Mundo de 1970 . 

       Porém , na grande final , a Itália não suportou o grande time do Brasil e levou uma grande goleada , de 4 a 1 , Boninsegna fez o gol dos italianos e Pelé , Gérson , Jairzinho e Carlos Alberto Torres fizeram os da Seleção Brasileira , que nesta época se tornava tri campeã mundial . 


  • Copa do Mundo de 1982

                                              Time italiano da Copa do Mundo de 1982


       Depois de um 4° lugar na Copa do Mundo de 1978 os italianos foram para a Espanha , para disputar a Copa do Mundo de 1982 . 

       As coisas não começaram tão bem para a Itália na Copa do Mundo , um empate de 0 a 0 com a Polônia , 1 a 1 com o Peru e 1 a 1 com Camarões . Apesar de 3 empates a Azzurra se classificou para a 2° fase . Na 2° fase a Itália se encontrava em um grupo fortíssimo , com Argentina e Brasil e só se classificaria um . A Argentina era a atual campeã , mas o Brasil era a melhor seleção da Copa , tinha um timaço , que estava encantando o mundo do futebol . Na primeira partida a Itália consegue vencer a poderosa Argentina , com gols de Tardelli e Cabrini , com Passarella descontando para os ''Hermanos'' . Só que o Brasil ganhou da Argentina de 3 a 1 , assim , eliminando os Hermanos e indo para o duelo decisivo contra a Itália precisando apenas de um empate . Mas ninguém esperava empate e sim uma goleada brasileira , pois o time canarinho estava muito bem na competição e tinha tudo para vencer o título . Mas o que ninguém esperava aconteceu , a Itália surpreendeu o Brasil ,  com Paolo Rossi , em um dia super inspirado do atacante italiano e do goleiro veterano Dino Zoff ,  3 a 2 para a Itália ,  e o Brasil teve que adiar o sonho do tetra . Nas semifinais a Itália passou fácil pela Polônia , 2 a 0 , com dois gols de Paolo Rossi . 



                               Paolo Rossi comemorando um de seus três gols contra o Brasil 

       Na grande final , outro duelo que para o mundo , Itália e Alemanha , na época , as duas eram bicampeãs e queriam o tri . O duelo que costuma ser disputado acabou sendo relativamente fácil para os italianos que , no segundo tempo , fizeram três gols seguidos , Paolo Rossi , Tardelli e Altobelli fizeram 3 a 0 para a Itália , porém a Alemanha descontou , com Breitner , mas ficou assim , Itália 3 a 2 no placar do jogo e em Copas do Mundo . 


          Paolo Rossi , o craque da Copa do Mundo conduzindo a bola , na grande final da Copa . 


  • Copa do Mundo de 1990 

                                              Time italiano da Copa do Mundo de 1990 . 


       Depois de uma fraca campanha em 82 a Seleção Italiana teve a chance de disputar a Copa do Mundo de 1990 em casa , novamente . O time tinha nomes como o goleiro Walter Zenga , o zagueiro Franco Baresi , o jovem Paolo Maldini , o craque Roberto Baggio e o artilheiro da Copa , o centroavante Salvatore Schillaci . 

       A Copa do Mundo começou , como sempre , disputada a Itália , mas no final do jogo Salvatore Schillaci fez o gol da Itália , na vitoria contra a Áustria . Na segunda partida Giuseppe Giannini fez o gol da vitória sobre os Estados Unidos . Como a Tchecoslováquia havia vencido o seu 1° jogo de goleada a Itália precisava vencer a partida para se classificar em 1° do grupo . E assim fez , com gols de Salvatore Schillaci e Roberto Baggio a Azuurra se classificou em 1° em sua chave . 


                           O craque Roberto Baggio infernizando a defesa da Tchecoslováquia 
 

       Nas oitavas de final a Itália derrotou o Uruguai por 2 a 0 , com mais um gol de Salvatore Schillaci e outro de Aldo Serena a Itália avançou mais ainda na Copa do Mundo . Nas quartas de final ocorreu mais um duelo equilibrado contra a Irlanda , mas o ''salvador'' Salvatore Schillaci faz mais um e classifica a Azzurra para enfrentar a Argentina  , da lenda Diego Maradona e do centroavante Cláudio Caniggia . Acredite se quiser , mas de novo ele , Salvatore Schillaci fez o gol do Itália , porém o também artilheiro Cláudio Canniggia empatou para os argentinos . Com outro empate na prorrogação o duelo foi para os pênaltis , mas para o azar dos italianos os argentinos tinham um dos maiores pegadores de pênaltis da história : Sérgio Goycochea . Franco Baresi , Roberto Baggio e Luigi de Agostini até marcaram , mas Roberto Donadoni e Aldo Serena não . 4 a 3 nos pênaltis e a Itália estava eliminada da Copa do Mundo . No jogo de 3° lugar a Itália encarava a Inglaterra de Gary Lineker e David Platt . Roberto Baggio abriu o placar para os italianos , mas David Platt , faltando 10 minutos , empatou o jogo para os ingleses , porém , faltando 4 minutos ele apareceu , Salvatore Schillaci fez mais um e deixou a Itália no 3° lugar da Copa do Mundo . 


                           Salvatore Schillaci , craque e artilheiro da Copa do Mundo de 1990 

  • Copa do Mundo de 1994 

                                            Seleção italiana da Copa do Mundo de 1994


       Na  Copa do Mundo de 1994 a Seleção Italiana não tinha mais seu artilheiro Salvatore Schillaci , mas ainda tinha um timaço , liderado por Roberto Baggio , Maldini mais experiente e o goleiro Pagliuca , além de Franco Baresi . 

       Mas as coisas foram muito difíceis para a Itália na 1° fase , começou perdendo para a Irlanda , mas se reabilitou diante da Noruega , vencendo por 1 a 0 , com gol de Dino Baggio . Na terceira partida a Itália empatou em 1 a 1 com o México , mas se classificou nos critérios de desempate , em 3° lugar de seu grupo . 

       Nas oitavas de final a Itália enfrentou o forte time da Nigéria , que dois anos depois ganharia de Brasil e Argentina e se tornaria campeã olímpica . Amenike abriu o placar para a Nigéria , mas aos 43 do 2° tempo Roberto Baggio empatou o jogo , levando para a prorrogação . Na prorrogação Roberto Baggio fez mais um , de pênalti , e classificou a Itália para as quartas de final . Na fase seguinte a Itália enfrentou a Espanha . Dino Baggio abriu o placar para a Itália , mas Caminero empatou o jogo . Faltando dois minutos para o fim o craque Roberto Baggio fez o gol da classificação italiana para a semifinal . Na semifinal a Itália enfrentou a Bulgária , do craque e artilheiro Hristo Stoichkov . Em mais um jogo disputado Roberto Baggio fez dois gols em sequência , mas no final do 1° tempo Stoichkov descontou . No 2° tempo a Itália segurou o resultado e chegou em mais uma Copa do Mundo . 



                                        O craque Roberto Baggio em ação contra a Nigéria .
       


       Na grande final da Copa do Mundo Brasil e Itália se enfrentaram , para ver quem iria ser o primeiro tetra campeão mundial de futebol . Se a Itália tinha Baggio o Brasil tinha o baixinho Romário , que estava em grande fase . Depois de um jogo sem grandes chances dos dois lados a partida foi para a prorrogação , mas nela também não saiu gol e pela 1° vez uma Copa do Mundo foi decidida nos pênaltis . O experiente franco Baresi perdeu o 1° . Márcio Santos também perdeu para o Brasil . Albertini fez o da Itália e Romário fez o do Brasil . Evani e Branco também marcaram . Porém , Daniele Massaro perdeu e Dunga fez para o Brasil . Então , se Roberto Baggio fizesse , ainda materia viva as chances da Seleção Italiana , mas se perdesse o Brasil seria tetra campeão . Mas o craque italiano jogou para muito , mas muito longe do gol , em um dos lances mais inesquecíveis da história das Copas do Mundo . 


                       Roberto Baggio se lamentando , depois do pênalti perdido contra o Brasil .

  • Copa do Mundo de 2006 

                                               Time italiano da Copa do Mundo de 2006 . 


      Depois de ser eliminada em uma partida muito polêmica em 2002 a Itália chegava sem muitas esperanças para a Copa do Mundo de 2006 . Ainda mais por seu grande jogador das Copas anteriores , Alessandro Del Piero , por está muito velho , estava no banco de reservas . 
       
       Na 1° partida , uma boa vitoria sobre Gana , de 2 a 0 , com gols de Andrea Pirlo e Vincenzo Iaquinta . Na 2° partida , o duelo foi muito equilibrado com os Estados Unidos . Zaccardo fez contra , mas Alberto Gilardino empatou o jogo . Na 3° partida do grupo a Itália ganhou de 2 a 0 da forte República Theca , de craques como Pavel Neved , Poborsky , Rosicky , do goleirão Petr Cech e do artilheiro Milan Baros . O zagueiro Materrazi e o artilheiro Felippo Inzaghi saíram do banco e fizeram os gols italianos . 


                                              Gol do zagueiro artilheiro Marco Materazzi .

       Nas oitavas de final a Itália teve um jogo equilibradíssimo contra a Austrália , que só saiu do zero quando o craque Francesco Totti fez um gol de pênalti , aos 50 minutos do 2° tempo . 


                                     Totti faz , e classifica a Itália para as quartas de final .

       Já nas quartas de final a Itália teve sua vida mais fácil e venceu a Ucrânia , de Andry Shevchenko . O jogo terminou de 3 a 0 , com um gol de Zambrotta e dois de Luca Toni 


                                        Ucraniana chora com a eliminação de seu país .

       Nas semifinais a Itália encarou a poderosa anfitriã Alemanha , da revelação da Copa Lukas Podolski , do artilheiro Miroslav Klose e do craque Michael Ballack . Em um duelo simplesmente épico e inesquecível , com chances para os dois lados , Alemanha e Itália vão para a prorrogação . Nela a Itália coloca duas bolas na trave e a Alemanha também tenta , até que faltando 1 minuto para o término no jogo o lateral Fábio Grosso faz um gol épico , depois do passe de Andrea Pirlo , para enlouquecer os italianos e fazer o estádio chorar . No desespero a Alemanha foi para o ataque , mas acabou sofrendo o contra-ataque , até que Gilardino deixou Del Piero na cara do gol , e ele marcou um golaço , inesquecível , a Itália estava na final da Copa do Mundo de 2006 . 


   Fábio Grosso , desesperado , comemorando ensandecido a classificação italiana para a final  . 

       
       Itália e França se enfrentaram no Estádio Olímpico de Berlim para a grande final da Copa do Mundo de 2006 . Os Italianos tinha grandes jogadores como Fábio Cannavaro , Gianluigi Buffon , Zambrotta , Andrea Pirlo , Gatusso , Francesco Totti , Luca Toni e Del Piero . A França tinha Thierry Henry , Vieira , Thuram e o craque , lendário Zinedine Zidane . 

       O jogo começa bem disputado , até que o zagueiro Marco Materazzi faz pênalti e a lenda Zinedine Zidane bate de cavadinha , em uma final de Copa do Mundo de frente com Buffon , um dos melhores goleiros da história . 1 a 0 para a França . Mas Materazzi se redime e poucos minutos depois marca , de cabeça , empatando o duelo em 1 a 1 . Ainda no 1° tempo , em outra bola aérea , a Itália coloca outra bola na trave , quase virando o jogo . No 2° tempo Thierry Henry quase marca um golaço , mas , com várias chances de ambos o jogo vai para a prorrogação . Daí aparece um dos lances mais famosos da história das Copas do Mundo . Depois de ouvir sua mãe e irmã ser xingada a lenda Zinedine Zidane acerta uma cabeçada , muito forte , no peito do zagueiro Marco Materazzi , que cai no chão se contorcendo de dor . Buffon avisa ao árbitro e Zidane acaba expulso , 


                                            Zidane , agredindo o zagueiro Marco Materazzi 

       Depois do craque da Copa do Mundo ter sido expulso , o jogo foi para os pênaltis . Pirlo converte o 1° e Wiltord empata . Na sequência Materazzi faz e Trezeguet acaba perdendo . De Rossi e Abidal fazem . Del Piero e Sagnol convertem . E no último e decisivo pênalti o lateral Fábio Grosso coloca no ângulo de Barthez e injustiça ou não , a Itália se torna tetra campeã mundial de futebol . 


                               O capitão Fábio Cannavaro erguendo a taça da Copa do Mundo . 


  • Vídeos históricos 


                                                        Itália campeã da Euro de 1968 



                                 Jogo épico , que levou a Itália para a final da Copa do Mundo 



                                           Paolo Rossi ''acabando'' com o Brasil , em 1982 



                                                Disputa de 3° em 1990 , Itália x Inglaterra 



                                                             Brasil x Itália , em 1994 



                                         Jogo histórico , entre Itália x Alemanha , em 2006



                                  Grande final da Copa do Mundo de 2006 , Itália vira tetra 

    

Nenhum comentário:

Postar um comentário