terça-feira, 15 de julho de 2014

Seleção Argentina de Futebol


A Seleção Argentina de Futebol é uma das seleções mais vitoriosas , famosas e bem sucedidas do mundo . Venceu as Copas do Mundo de 1978 e 1986 , sendo vice em 1930 , 1990 e 2014 . Já quando se fala em Copas Américas a Argentina possui 14 títulos , um a menos que o Uruguai , o maior vencedor da competição . Na Copa das Confederações a Alvi Celeste venceu a 1° edição da competição , em 1992 . A Seleção Argentina ainda possui duas medalhas de ouro nos Jogos Olímpicos , conquistadas em 2004 e 2008 e foi medalhista de prata em 1996 .


  • Copa do Mundo de 1930

                                         Seleção Argentina da Copa do Mundo de 1930 . 

      Na 1° Copa do Mundo da história , a Seleção Argentina caiu no grupo 1 , junto com Chile , França e México . Na 1° partida , a Argentina venceu a França por 1 a 0 , com gol de Luis Monti . Na 2° partida , a Argentina venceu o México por 6 a 3 , com três gols de Guillermo Stábile , dois de Adolfo Zumelzú e outro de Francisco Varallo . Na 3° e última partida , a Argentina venceu o Chile , por 3 a 1 , com dois gols de Guillermo Stábile e outro de Mario Evaristo . 

       Nas semifinais , a Argentina não teve pena dos Estados Unidos e venceu por 6 a 1 , com gols de Luis Monti , outro de Alejandro Scopelli , dois de Guillermo Stábile e outros dois de Carlos Peucelle. Mas na final da Copa do Mundo , a Argentina enfrentou o Uruguai , e perdeu de 4 a 2 . Carlos Peucelle e  Guillermo Stábile marcaram os gols da Argentina . 


                                     Guillermo Stábile , o 1° artilheiro da 1° Copa do Mundo . 

  • Pós 1930

                                    Seleção Argentina campeã da Copa América de 1957 . 

      A Seleção Argentina continuava a ganhar várias Copas Américas , no período depois da Copa do Mundo . Mas em Copas do Mundo , a Seleção Argentina não conseguia fazer uma grande campanha , nunca chegando às semifinais . 

  • Copa do Mundo de 1978

                                       Seleção Argentina da Copa do Mundo de 1978 . 

       Mesmo vencendo várias Copas Américas , foi na Copa do Mundo de 1978 , que a Argentina ressurgiu para o mundo . O time tinha grandes jogadores , como Mario Kempes , o goleiro Ubaldo Fillol , o defensor Alberto Tarandini e o capitão Daniel Passarella . 

        Na 1° partida , a Argentina venceu a Hungria por 2 a 1 , com gols de Luque e Bertoni . Na 2° partida , a Argentina venceu a França , de Platini , que marcou o gol francês daquela partida  , enquanto Daniel Passarella e Luque marcaram os gols argentinos . Mas na 3° partida , a Argentina perdeu para a Itália por 1 a 0 . Mesmo assim , conseguiu se classificar para a 2° fase . Na 2° fase , a Argentina caiu em um grupo que tinha Brasil , Polônia e Peru . Na partida contra a Polônia , Mario Kempes brilhou e marcou os dois gols da vitória argentina . Já na partida contra o Brasil , Kempes não faz e a Argentina empatou em 0 a 0 . Com a vitória do Brasil sobre a Polônia , a Argentina precisava golear o Peru , por 4 gols de diferença . Foi aí que entrou o momento mais polêmico da Copa do Mundo . A Argentina conseguiu fazer seis gols no Peru , que tinha como goleiro um argentino . Muitos dizem , até hoje , que o Peru entregou a partida , para eliminar a Seleção Brasileira . 

       Teorias da conspiração à parte , a Argentina foi para a final contra a Holanda . No Estádio Monumental de Núñez que estava lotado , a Argentina empatou no tempo regulamentar , por 1 a 1 . O gol argentino foi feito por Bertoni , enquanto Nanniga fez o gol holandês . Mas na prorrogação voltou a brilhar a estrela do menino Mario Kempes , que fez dois gols , explodindo o estádio de alegria e dando o 1° título mundial para a Argentina  . 


                                         Kempes comemorando seu gol contra a Holanda . 


                                                       Jogadores levantando a taça . 

  • 1982 a 1994 - Geração de Maradona e Cia 

                                       Seleção Argentina da Copa do Mundo de 1986 . 

      Para a Copa do Mundo de 1982 , a Argentina tinha a mesma base da seleção vitoriosa em 1978 . Ainda tinha um baixinho revelação , chamado Diego Maradona . Na 1° partida , a Argentina perdeu para a Bélgica por 1 a 0 , porém , na 2° , acabou goleando a Hungria , com dois gols de Maradona , outro de Bertoni e outro de Ardiles . Na 3° e última partida , a Argentina venceu El Salvador , por 2 a 0 , com gols de Passarella e Bertoni . Na outra fase porém , a Argentina foi derrotada pelo Brasil e pela Itália . Para os Italianos , foi de 2 a 1 , com Passarella marcando o de honra da Alviceleste . Contra o Brasil foi 3 a 1 , com Díaz marcando o de honra . Era só o começo da geração de Diego Maradona . 

       Na Copa do Mundo de 1986 , a Argentina começou vencendo a Coréia do Sul por 3 a 1 , com gols de Ruggeri e dois de Valdano . Contra a Itália , Altobelli abriu o placar , mas Maradona empatou para a Argentina . Na 3° partida , contra a Bulgária , a Argentina venceu por 2 a 0 , com gols de Valdano e Burruchaga . 

       Nas oitavas de final , a Argentina enfrentou o Uruguai e ganhou por 1 a 0 , com gol de Pasculli . Já nas quartas de final , uma partida memorável , a mais emocionante da Copa do Mundo . Argentina x Inglaterra , reeditando , dentro de campo , a Guerra das Malvinas . A partida estava no 2° tempo e com 0 a 0 no placar . Até que , depois de um cruzamento na área , surgiu Diego Maradona , que com o braço fez um gol memorável sobre a Inglaterra . Segundo os argentinos , uma intervenção divina , já para os ingleses , um roubo descarado . Assim , 4 minutos depois , de novo ele , Maradona pegou a bola antes do meio de campo e somente com a perna esquerda , dribla 6 jogadores ingleses , literalmente um meio time . O gol do século , segundo a FIFA , fez de Maradona um gênio . É o gol mais famoso da história do futebol , sem sombra de dúvidas . Gary Lineker ainda fez o de honra dos ingleses , mas a classificação era da Argentina . 


                                                           O gol La Mano de Dios . 


                                        O Gol do Século , marcado por Diego Maradona . 

       Encantados com a genialidade de Maradona , a Argentina foi para as semifinais e encarou a Bélgica . Maradona , mais uma vez , decidiu a partida , fazendo os dois gols na vitória de 2 a 0 sobre a Bélgica . Na grande final , contra a Alemanha , Maradona foi muito marcado e sem espaço , acabou não brilhando . Mas se tinha muitos lhe marcando , outros estavam só , daí a Argentina fez dois gols com Brown e Valdano . Rummenigge e Voller empataram para a Alemanha , mas Burruchaga recolocou a Argentina na frente e deu o bicampeonato para a Alviceleste . 


                 Diego Maradona , que segundo especialistas ganhou a Copa do Mundo sozinho . 

       Na Copa do Mundo de 1990 , na Itália , Maradona chegava como um Deus e a Argentina como uma das favoritas . Mas as coisas não começaram bem para a Argentina , que perdeu sua estreia por 1 a 0 para Camarões . Na 2° partida , venceu a União Soviética por 2 a 0 , com gols de Pedro Troglio e Jorge Burruchaga . Mas na 3° partida apenas empatou com a Romênia , por 1 a 1 , com gol de Pedro Monzón . Mesmo assim , se classificou para as oitavas de final , em 3° lugar de seu grupo .

       Nas oitavas de final , a Argentina encarou o Brasil , de Careca . Em uma partida muito disputada , o Brasil até criou chances , mas quando deu bobeira , Maradona fez fila , driblou vários jogadores e tocou para Cláudio Caniggia , que driblou Taffarel e fez o gol da partida . 


                  Cláudio Caniggia driblando Taffarel e fazendo o gol da classificação argentina . 

       Nas quartas de final , a Argentina enfrentou a Iugoslávia e empatou em 0 a 0 . Com o empate , a partida foi para os pênaltis , onde brilhou a lenda Sergio Goycochea , um dos maiores pegadores de pênaltis da história . O grande goleiro argentino defendeu duas cobranças e classificou os Hermanos para às semifinais .
       
          Nas semifinais , a Argentina enfrentou a anfitriã Itália . Com 1 a 1 no tempo normal e com gol de Caniggia para a Argentina , os Hermanos decidiram sua classificação nos pênaltis e nas mãos de Sergio Goycochea . O goleiro argentino não decepcionou , defendeu duas cobranças e classificou a Argentina para a grande final . Na grande final , no Estádio Olímpico de Roma , a Argentina fez um duelo equilibradíssimo com a Alemanha , que teve um pênalti ao seu favor , faltando poucos minutos para o fim da partida . Sergio Goycochea quase pega , mas não pegou , e Andreas Brehme fez o gol do título alemão , assim , fazendo sua revanche da Copa do Mundo anterior . 

                              Pênalti defendido por Goycochea contra a Itália , nas semifinais . 


                                    Gol de Andreas Brehme e a quase defesa de Goycochea . 

       Depois da Copa do Mundo , os craques Diego Maradona e Cláudio Caniggia tiveram suspensões . Mesmo sem eles , a Argentina ganhou as Copas Américas de 91 e 93 e ainda ganhou a Copa das Confederações de 92 e estava a 30 jogos invicto , até perder de 5 a 0 para a Colômbia , em Buenos Aires . A Argentina era considerada a melhor seleção do mundo , mesmo sem Maradona . Na estreia na Copa do Mundo , Maradona jogou muito bem e Batistuta fez três gols contra a Grécia , o outro foi marcado por Diego Maradona . Mas , em sua comemoração , houve um lance que marcaria aquela Copa do Mundo . Na comemoração , Maradona correu em direção as câmeras , querendo provar que ainda era o mesmo jogador de antes , mesmo com 33 anos de idade . Diego acabou cuspindo nas câmeras . O seu cuspe foi colhido e foi descoberto que continha substâncias ilícitas . Maradona mal sabia , mas seria suspenso da Copa do Mundo . Jogou normalmente a partida contra a Nigéria e arrebentou como sempre . Caniggia fez os dois gols da vitória argentina de 2 a 1 . Mas , a FIFA descobriu o doping de Maradona e o craque ficou de fora da Copa do Mundo . 


                            Comemoração raivosa de Maradona que o tirou da Copa do Mundo .

       Sem ele , o grande time da Argentina desmoronou e perdeu para a Bulgária de 2 a 0 . Nas oitavas de final , acabou sendo eliminada pela Romênia , depois de perder de 3 a 2 .  


           Atacante argentina Gabriel Batistuta , autor de 4 gols em 4 jogos naquela Copa do Mundo .

  • As duas medalhas olímpicas 

                                           Geração de ouro da Argentina , em 2004 . 

       Enquanto a seleção principal não melhorava após a saída de Maradona , a seleção olímpica argentina trazia ao mundo grande talentos . Na 1° partida , a Argentina goleou Sérvia e Montenegro por 6 a 0 , com gols de César Delgado , Kily González , dois de Carlitos Tévez , um de Heinze e outro de Rosales . Na 2° partida , a Argentina ganhou da Tunísia por 2 a 0 , com gols de Tévez e Saviola . Na 3° e última partida , a Argentina venceu a Austrália por 1 a 0 , com gol de Andrés D´Alessandro . Nas quartas de final , a Argentina venceu a Costa Rica por 4 a 0 , com gols de Delgado e três de Carlitos Tévez . Nas semifinais , a Argentina bateu a Itália por 3 a 0 , com gols de Tévez , Luis González e outro de Mariano González . E na grande final , a Argentina ganhou do Paraguai , por 1 a 0 , com gol de Carlitos Tévez . 

       A Seleção Argentina foi campeã das Olimpíadas marcando 17 gols e não sofrendo nenhum , uma média impressionante . Carlitos Tévez foi o artilheiro do torneio com 8 gols . 


                       O ídolo argentino Carlitos Tévez foi o artilheiro das Olimpíadas de 2004 . 

       

                                               Seleção Argentina bicampeã olímpica . 

       Nas Olimpíadas de 2008 , a Argentina tentava igualar o feito do Uruguai , de ganhar duas olimpíadas seguidas . O time também tinha grandes jogadores , como Lionel Messi , Riquelme ,  Aguero , Lavezzi , Dí Maria  e  Mascherano . Na 1° partida , a Argentina venceu a Costa do Marfim por 2 a 1 , com gols de Lionel Messi e outro de Acosta . Na 2° partida , contra a Austrália , Lavezzi fez o gol da vitória argentina . Na 3° partida , contra a Sérvia , a Argentina venceu por 2 a 0 , com gols de Lavezzi e outro de Buonannote . 

       Nas quartas de final  , a Argentina venceu a Holanda , na prorrogação . Messi e Dí Maria fizeram os gols da Alviceleste . Nas semifinais , a Argentina encarou o forte time do Brasil , que tinha Ronaldinho Gaúcho , Pato , Hernanes , Thiago Silva , Marcelo , Rafael Sóbis e Cia . Mas a partida foi um massacre por parte da Argentina , que ganhou por 3 a 0 , com dois gols de Aguero e outro de Riquelme . Na grande final , Dí Maria fez o gol do título sobre a Nigéria . 


                 Ainda cabeludo , Messi foi um dos destaques de mais um ouro para a Argentina . 

  • Copa do Mundo de 2014

                                        Seleção Argentina da Copa do Mundo de 2014 . 

     Depois de vários fracassos , a Seleção Argentina chegou ao Brasil , em 2014 , na esperança de que Lionel Messi resolvesse toda a Copa do Mundo , assim como fez Diego Maradona . O time tinha grandes nomes , mas parecia não encaixar e não era nem de longe uma das favoritas ao título . 

     Na 1° partida , a Argentina encarou a Bósnia e venceu , sem convencer , por 2 a 1 , com gols de Kolasinac ( contra ) e um golaço de Messi . Na 2° partida , a Argentina enfrentou o Irã . Em um duelo muito disputado , eis que surge a genialidade de Messi , que nos acréscimos abriu o placar com outro golaço , bem ao seu estilo . Na 3° partida , a Argentina enfrentou a Nigéria e venceu por 3 a 2 , em uma partida movimentada . Messi fez dois gols e Rojo fez o outro . 

      Nas oitavas de final , mais uma partida dramática , pois o jogo foi para a prorrogação e faltando 2 minutos para os pênaltis , Messi rouba a bola e toca para Dí Maria , que abre o placar no finalzinho , classificando a Argentina para as quartas de final . Na fase seguinte , a Argentina abriu o placar com Higuaín , contra o forte time da Bélgica . A partida foi dominada pela a Argentina , que conseguiu se classificar para as semifinais , para encarar a Holanda . Nas semifinais , o que ninguém esperava aconteceu , a Argentina conseguiu neutralizar o forte time holandês , de Robben , e levou para os pênaltis , onde brilhou a estrela de Romero , que se inspirou em Goycochea e classificou a Argentina para a grande final . 

     
                                          Defesa de Romero no pênalti de Sneijder . 


                        Comemoração argentina depois de passar pela Holanda nas semifinais . 

        Na grande final , contra a poderosa Alemanha , que havia humilhado o Brasil por 7 a 1 , a Argentina fez um grande jogo , tendo inúmeras chances de abrir o placar e levar o título . Mas , com o empate , a partida foi para a prorrogação e em um golaço , Mario Gotze se tornou herói , fazendo o gol do título alemão , fazendo da Argentina vice mais uma vez . 

       O Argentino Lionel Messi ainda foi eleito , de forma bastante controvérsia , o craque da Copa do Mundo . 


                                    Messi lamentando a perda do título para a Alemanha . 

  • Vídeos Históricos

                                                              Final da Copa de 78 . 



                                         Maradona fazendo a festa na Argentina , em 1986 . 



                                           Final da Copa de 86 , Argentina era bicampeã !



                                                 Argentina elimina Brasil da Copa de 90 .



                                             Final da Copa de 90 , Argentina vice-campeã .



                                          Final Olímpica de 2004 , Argentina era campeã !  



                                     Argentina elimina a favorita Holanda e vai para a final ! 


       

       

Nenhum comentário:

Postar um comentário