domingo, 10 de agosto de 2014

Seleção Portuguesa de Futebol


      A Seleção Portuguesa de Futebol é uma das seleções mais famosas e com mais fãs em todo o mundo , apesar de ainda não ter conquistado nenhum título de expressão . O seu melhor desempenho em Copas do Mundo foi na Copa do Mundo de 1966 , quando ficou com o 3° lugar . Ainda foi vice-campeã da Euro de 2004 e semifinalista da Copa do Mundo de 2006 . Tem como grandes jogadores de sua história o atacante Eusébio , o meia Luis Figo e o atacante Cristiano Ronaldo . 

  • Copa do Mundo de 1966

                                                        Seleção Portuguesa de 1966 . 

      Portugal fez sua primeira participação em uma Copa do Mundo no ano de 1966 , sob liderança do craque Eusébio a Seleção Portuguesa tentava fazer uma grande campanha . 

      A Seleção Portuguesa caiu no grupo 3 , com Brasil , Hungria e Bulgária . Na 1° partida , Portugal venceu a Hungria , com dois gols de José Augusto e Torres , ganhando por 3 a 1 . Na 2° partida , Portugal venceu a Bulgária por 3 a 0 , com gols de Vutsov ( contra ) , Eusébio e Torres . Na 3° e última partida , Portugal encarou a Seleção Brasileira , de Pelé , mas não se intimidou e derrotou o Brasil por 3 a 1 , com gols de Simões e com dois gols de Eusébio .

        Nas quartas de final , Portugal enfrentou a Coréia do Norte e os derrotou por 5 a 1 , com quatro gols de Eusébio e outro de José Augusto . Porém , nas semifinais , Portugal perdeu para a Inglaterra , de Bobby Charlton , que marcou duas vezes . Eusébio ainda descontou para Portugal , mas não tinha mais jeito . Na disputa de 3° lugar , Portugal enfrentou a União Soviética e venceu por 2 a 1 , com gols de Eusébio e Torres . 

        O resultado foi fantástico para Portugal . Eusébio foi o grande destaque da Copa do Mundo , marcou 9 gols em apenas 6 partidas , um número impressionante . 

  Eusébio , considerado por muitos como o melhor jogador português e um dos melhores da história .

  • Pós Copa do Mundo de 1966


                                                  Seleção Portuguesa da Euro de 1984 . 

       A Seleção Portuguesa passou muito anos sem montar um time competitivo e forte e estava sem a liderança de um grande craque . Só conseguiu classificação para outra Copa do Mundo de 1986 , onde parou na 1° fase . Tem como resultado importante a Euro de 84 , onde parou nas semifinais . O time de Rio Jordão só caiu nas semifinais , quando perdeu para a França , de Michel Platini . Ainda conseguiu chegar nas semifinais da Euro de 1996 . Mas o time liderado pelo craque Luis Figo não conseguiu passar das quartas de final , onde foi eliminado pela República Theca , do craque Pavel Neved . 

  • Eurocopa de 2000

                                        Geração de ouro portuguesa da Euro de 2000 . 

       Luis Figo estava em uma fase monstruosa e liderou o grande time de Portugal na Euro de 2000 , onde representou a evolução portuguesa no esporte . 

       Na 1° partida da fase de grupos , a Seleção Portuguesa venceu a Inglaterra por 3 a 2 , com gols de Luis Figo , João Pinto e Nuno Gomes . Na 2° partida , Costinha fez o gol da vitória portuguesa , nos acréscimos contra a Romênia . Na 3° partida , a Seleção Portuguesa goleou a Seleção Alemã por 3 a 0 , com três gols de Sérgio Conceição . 

         Nas quartas de final , Portugal enfrentou a Turquia e venceu por 2 a 0 , com dois gols de Nuno Gomes . Nas semifinais , a Seleção Portuguesa encarou a França , da lenda Zinedine Zidane e que era a atual campeã do mundo . Nuno Gomes abriu o placar para Portugal , mas Thierry Henry empatou para a França . Na prorrogação , Zidane fez de pênalti um gol de ouro que eliminou o grande time português . 

         Mesmo sem a vitória , a Euro de 2000 marcou a história de Portugal . Na seleção da Euro , os craques Rui Costa , Nuno Gomes e Luis Figo apareceram na lista . 


                  Luis Figo jogou muito na Euro e foi eleito o Melhor Jogador do Mundo em 2001 . 

  • Euro de 2004 

                                                Seleção Portuguesa da Euro de 2004 . 

       O time não tinha mais a lenda Vitor Baía no gol , ainda tinha grandes jogadores como Figo , tinha o atacante Pauleta , ganhou o reforço do brasileiro Deco e tinha a revelação Cristiano Ronaldo . O time era treinado por Luiz Felipe Scolari . Assim , Portugal se preparou para disputar o torneio mais importante de sua história . Tinha uma geração de ouro e ainda jogava em casa , era a chance de Portugal faturar um torneio importante . O time dividia com a França o posto de favorito da Euro de 2004 . 

         Na sua estreia , um resultado que ninguém do globo esperaria , uma derrota de 2 a 1 para a Grécia , uma seleção que não gostava de atacar e que era a mais fraca de seu grupo . Cristiano Ronaldo fez o gol de Portugal em uma inacreditável derrota . Mas Portugal se redimiu ,  ganhando de 2 a 0 da Rússia , com gols de Maniche e Rui Costa . Na 3° e última partida , Portugal enfrentou sua maior rival , a Seleção Espanhola . Nuno Gomes fez o gol da vitória e da classificação de Portugal em 1° de seu grupo . 

        Nas quartas de final , Portugal enfrentou o grande time da Inglaterra , de Michael Owen , Frank Lampard e de David Beckham . Owen abriu o placar para a Inglaterra , mas Hélder Postiga empatou para Portugal . Na prorrogação , Rui Costa fez o gol de Portugal , mas Frank Lampard ainda empatou , levando para os pênaltis . Com David Beckham perdendo sua cobrança , Portugal avançou , de forma dramática , para as semifinais . 

           Nas Semifinais , Portugal encarou o grande time da Holanda . Em uma partida muito disputada , Portugal conseguiu a vitória , com gols de Cristiano Ronaldo e de Maniche . Na grande final , no poderoso Estádio da Luz , casa do Benfica , a Seleção Portuguesa encarou a surpreendente Grécia , uma das seleções que ninguém imaginava passando da 1° fase . Pois a Grécia foi além e não só passou da 1° fase como chegou na final . Em uma partida com chances para os dois lados , o artilheiro Charisteas fez de cabeça um gol histórico que deu o título para a Grécia , frustando milhares de portugueses que esperavam ver sua seleção ser campeã da Europa . 


                                                 O gol do título de Angelos Charisteas . 


                           O jovem Cristiano Ronaldo chorando após a perda do título em casa . 

  • Copa do Mundo de 2006

                                         Seleção Portuguesa da Copa do Mundo de 2006 . 

      Na Copa do Mundo de 2006 , Portugal contava com Luis Figo em final de carreira , porém ainda muito bom , além de ser o capitão do time . O torneio ainda tinha Cristiano Ronaldo que já era um dos grandes jogadores do mundo . 

      Portugal caiu no grupo D , junto com Angola , México e Irã . No duelo de países lusófonos , Portugal se deu melhor e Pauleta fez o gol da vitória portuguesa . Na 2° partida do grupo , Portugal venceu o Irã por 2 a 0 , com gols de Deco e de Cristiano Ronaldo , de pênalti . No duelo para ver quem iria ser o 1° do grupo , Portugal venceu mais uma vez , desta vez por 2 a 1 , com gols de Maniche e Simão . Com 100% de aproveitamento , o time de Felipão se classificou para as oitavas de final , para encarar a Holanda

      Nas oitavas de final , o time de Cristiano enfrentou a Holanda de Ruud Van Nistelrooy . Maniche fez o gol que classificou o time português para as quartas de final . Na fase seguinte , Portugal encarou , mais uma vez , a Inglaterra . Foi um jogo marcado pela expulsão do craque Wayne Rooney . Com 0 a 0 , a partida foi para os pênaltis , onde a Inglaterra foi horrível , pois perdeu três pênaltis , com Lampard , Gerrard e Carragher , enquanto os portugueses perderam com Viana e Petit . Com isso , Portugal conseguia uma histórica classificação para as semifinais . 


                       Pênalti decisivo convertido por Cristiano Ronaldo , que classificou Portugal . 

       Nas semifinais , Portugal enfrentou a poderosa França , de Zidane , que havia humilhado o Brasil na fase anterior . E foi o mesmo Zidane que fez o gol de pênalti e classificou a favorita França para a final da Copa do Mundo . Restou para Portugal , a disputa de 3° lugar , contra a anfitriã Alemanha , de Lukas Podolski e Miroslav Klose . Com dois gols de Schweinsteiger e outro contra de Petit , Portugal perdeu para a Alemanha . Depois , Luis Figo entrou na partida e ainda cruzou para o gol de Nuno Gomes . O famoso gol de honra . Com isso , Figo se aposentou e Portugal fez uma campanha histórica . 


                 Imagem histórica entre dois gênios do futebol , que se aposentaram naquele ano . 

  • Pós 2006

                                              Nova geração da Seleção Portuguesa . 

       Com a retirada de Luis Figo e com o término da geração de ouro , houve uma queda de rendimento da Seleção Portuguesa . O maior destaque vem sendo o craque Cristiano Ronaldo , mas o time carece de bons jogadores em outras posições para conseguir montar um time que encante o mundo novamente , como fez em 1966 e em 2004-2006 . Portugal ainda conseguiu uma quartas de final na Euro de 2008 , uma oitavas de final na Copa do Mundo de 2010 e uma semifinal na Euro de 2012 , mas na Copa do Mundo de 2014 , a Seleção de CR7 não conseguiu passar da 1° fase , ainda levou uma goleada da futura campeã Alemanha


                      Cristiano Ronaldo , o principal destaque português desde a saída de Luis Figo . 

  • Vídeos Históricos 

                                         Portugal e Eusébio ''acabam'' com o Brasil em 1966 . 



                  O gol de Charisteas que fez dois países chorarem : um de alegria e outro de tristeza . 



                        Partida histórica entre Portugal e Inglaterra na Copa do Mundo de 2006 . 



Nenhum comentário:

Postar um comentário