sábado, 19 de julho de 2014

Seleção de Futebol dos Estados Unidos

 
 A Seleção Norte-Americana de Futebol é a seleção que representa a maior potência mundial no esporte mais popular do mundo . Conhecida por ser uma seleção que não condiz com a potência que é o seu país , os Ianques vêm crescendo muito no futebol , desde a década de 90 , obtendo resultados muito melhores do que aqueles das décadas de 50 a 90 . O melhor resultado dos norte-americanos foi uma semifinal , conquistada na 1° edição da Copa do Mundo , em 1930 , no Uruguai .


  • Copas do Mundo de 1930 e 1950 


Seleção norte-americana de 1930
     
       Os norte-americanos estrearam na Copa do Mundo de 1930 com uma vitória de 3 a 0 , sobre a Bélgica , com dois gols de Bart McGhee e um de Bert Patenaude . Na segunda partida , uma vitória de 3 a 0 sobre o Paraguai , com três gols de Bert Patenaude , sendo assim , o 1° jogador a marcar 3 gols ( Hat-trick ) em uma partida de Copa do Mundo . Com duas vitórias em dois jogos os Estados Unidos se classificaram para semifinal , para enfrentar a forte Argentina , que tinha Luis Monte . Porém , a semifinal foi um completo massacre para os ''hermanos'' , 6 a 1 , uma das maiores goleadas da história das Copas . Assim , os Estados Unidos terminaram sua melhor participação em uma Copa do Mundo , chegando na semifinal . 

     Depois de uma deprimente campanha na Copa do Mundo de 1934 e de nem se classificar para a de 1938 , os Estados Unidos disputaram a Copa de 1950 , no Brasil . No primeiro jogo , derrota de 3 a 1 para a Espanha , de Zarra , deixando os estadunidenses em situação complicada no grupo . No segundo jogo ocorreu um duelo histórico , contra a Inglaterra . A Inglaterra era uma das seleções mais fortes do mundo e havia aplicado uma goleada no ''resto da Europa'' de 6 a 1 . Já no seu primeiro jogo na Copa houve uma vitória tranquila para cima do Chile . Mas os Ianques não iriam vender fácil e em um jogo conhecido como ''Milagre da Grama'' os norte-americanos derrotaram os favoritos ingleses de 1 a 0 , com gol de Gaetjens , mas no terceiro jogo os EUA perderam de goleada para a Seleção Chilena e foram eliminados da Copa do Mundo de 1950 . 

  • 1950 a 1990 - Anos difíceis 
     Durante os anos de 1950 e 1990 o futebol nos Estados Unidos caiu muito . O país não conseguiu se classificar para nenhuma Copa do Mundo nesse período , enquanto seu rival local , México , obtinha boas campanhas , sendo inclusive sede das Copas do Mundo de 1970 e 1986 .

       Em todos esses longos 40 anos o único fato de importância foi a criação da Liga Norte-Americana , em 1970 ,  visando o crescimento da popularidade do esporte nos Estados Unidos . 

  • Copa do Mundo de 1990 e 1994 
     

                                       Seleção norte-americana da Copa do Mundo de 1994 

       Depois de 40 anos no ostracismo os Estados Unidos se classificaram para a Copa do Mundo de 1990. Depois de perder jogadores importantes a campanha dos Ianques foi completamente desastrosa , foi eliminada na 1° fase , marcando apenas dois gols e sofrendo oito . Foi derrotada de 5 a 1 para a Tchecoslováquia , 1 a 0 para a Itália e 2 a 1 para a Áustria . 

       Sendo eleita sede da Copa do Mundo de 1994 , os Estados Unidos já garantiram classificação direta para o torneio . 

        A Copa do Mundo de 1994 não começou tão bem para os norte-americanos , empate em 1 a 1 com a Suíça , com gol de Wynalda . Na segunda partida do grupo , um dos jogos mais histórico da histórias das Copas , os estadunidenses enfrentaram a incrível Colômbia , de Óscar Córdoba , Andrés Escobar , Carlos Valderrama , Faustino Asprilla , Freddy Rincón e no banco a promessa Víctor Aristizábal . A pouco tempo a Colômbia tinha protagonizado o maior vexame da história da Seleção Argentina , goleando-os de 5 a 0 em pleno Monumental de Núñez . Para se ter ideia da força colombiana o ''Rei'' Pelé e Diego Maradona disseram que o time de Valderrama era o favorito para ganhar a Copa do Mundo , nos Estados Unidos . Quando a partida começou , quem esperava um massacre colombiano acabou vendo um jogo disputado , até que aos 35 minutos do 1° tempo ocorreu um gol ''imortal'' . O zagueiro Andrés Escobar desviou um cruzamento no qual o goleiro já havia saído para o gol e acabou colocando a bola para o próprio gol , fazendo contra . Quando o jogador chegou na Colômbia acabou assassinado , em um bar , e acredita-se que foi por causa desse gol contra , que acabou fazendo um traficante apostador perder muito dinheiro . O fato , é que o jogo terminou de 2 a 1 para os norte-americanos e acabou eliminando a Colômbia da Copa do Mundo e consagrando os estadunidenses . Os Estados Unidos não levou sorte no chaveamento e acabou pegando os futuros campeões , Brasil , e acabou perdendo , de 1 a 0 , com gol de Bebeto . O resultado acabou eliminando os Ianques da Copa do Mundo , mas a sensação era de dever cumprido , pois haviam feito 4 pontos , ganhando da fortíssima Colômbia . 

                         
                            Gol contra de Escobar , o lance acabou custando a vida do zagueiro .


  • Copa América de 1995 
       Na Copa América de 1995 , os norte-americanos mantiveram sua boa forma e fizeram a melhor participação da equipe no torneio . No 1° jogo da fase de grupos os EUA venceram o Chile , por 2 a 1 . Na segunda partida uma derrota de 1 a 0 para a Bolívia . Mas o melhor ficou para o terceiro jogo , contra o adversário mais forte , a Argentina , treinada por Daniel Passarella , e contando com os astros : Ayala , Zanetti , Diego Simeone , Gabriel Batistuta e Ariel Ortega . O jogo acabou com uma incrível vitoria de 3 a 0 dos norte-americanos , épico , o que evidenciou a ascensão do futebol dos Estados Unidos . 

          Nas quartas de final a Seleção dos Estados Unidos enfrentou a Seleção Mexicana . Depois de um 0 a 0 a partida foi para os pênaltis . Depois dos norte-americanos converterem os 4 pênaltis e dois mexicanos perderem , os Estados Unidos chegou em sua principal colocação no torneio , às semifinais . Porém , na semifinal , os Estados Unidos enfrentaram de novo a Seleção Brasileira e perderam novamente , 1 a 0 e restou os Ianques a disputa de 3° lugar , contra um velho conhecido . Na decisão de 3° lugar os norte-americanos enfrentaram , de novo , a Colômbia , mas desta vez ele não deu a melhor . Diante de um adversário fortíssimo os Estados Unidos perdeu de goleada , 4 a 1 . Mesmo assim a campanha foi ótima o que evidenciava o crescimento do futebol estadunidense . 

  • Copa do Mundo de 2002 

                              Time norte-americano antes do jogo de estreia , contra Portugal 


       A copa do Mundo de 2002 foi a melhor dos Estados Unidos desde a de 1930 . No primeiro jogo da fase de grupos uma importantíssima vitória para cima de Portugal , de astros como Luis Figo , Vítor Baía , Pauleta e Rui Costa . Depois um empate no finalzinho contra a co-anfitriã Coréia do Sul e uma derrota para a Polônia , de 3 a 1 . Mas os Estados Unidos se classificou para a fase seguinte devido a um gol no finalzinho do sul-coreano Park Ji-Sung , eliminando a forte Seleção Portuguesa . 


        Lance do gol do futuro astro Park Ji-Sung , que classificou os EUA para as oitavas de final 

      Nas oitavas de final a Seleção norte-americana enfrentou seus rivais mexicanos pela primeira vez em Copas do Mundo . Com gols de McBride e Landon Donovan os Estados Unidos estavam nas quartas de final da Copa do Mundo , eliminando seus maiores rivais . Porém , nas quartas de final , os EUA enfrentaram o grande time alemão , que mais tarde se tornaria vice-campeão . O time era capitaneado por um tal de Oliver Kahn , o craque daquela Copa do Mundo só tinha levado um gol até aquela partida . Com os EUA não foram diferente , os norte-americanos não conseguiram passar pela lenda e acabaram levando um gol de outro craque , Michael Ballack , o time alemão ainda tinha Miroslav Klose , que marcaria 5 vezes naquela Copa do Mundo e mais tarde se tornaria o maior artilheiro da história da competição . 


            Gol de McBride , que acabou ajudando a classificar os EUA para às quartas de final 

  • Copa do Mundo de 2014 

Time norte-americano da Copa do Mundo de 2014

       Os Estados Unidos , liderados por Clint Dempsey e Tim Howard  dentro de campo e por Juren Klismann fora dele conseguiu fazer uma grande Copa do Mundo , no Brasil , em 2014 . O time norte americano estava sem seu principal jogador , Landon Donovan , não convocado por Klinsmann por estar muito velho . 

       Em sua estreia pela Copa os Ianques enfrentaram Gana , a melhor seleção africana , e acabaram surpreendendo os adversários . Clint Dempsey marcou um golaço , no início do jogo , sendo o gol mais rápido da Copa ; depois o craque ganês André Ayew empatou o jogo , em outro golaço , mas os Estados Unidos não desistiram e no finalzinho , de cabeça , John Brooks colocou os Estados Unidos na frente . Depois da vitoria inicial a Seleção norte-americana enfrentou Portugal , de Cristiano Ronaldo , que havia sofrido uma goleada histórica de 4 a 0 dos alemães . Depois de Nani marcar logo no início do jogo os Estados Unidos foram para cima , tentar a classificação e conseguiram um empate , em um golaço de Jermaine Jones , depois , no final do jogo o craque Clint Dempsey , de barriga , virou o jogo , classificando os EUA para as oitavas , mas no final do jogo , o craque Cristiano Ronaldo cruzou e Varela , de cabeça , empatou o jogo , resultado que deixou os EUA a um passo da classificação e Portugal praticamente eliminada . No terceiro jogo , Portugal precisava golear Gana e torcer para que a Alemanha vencesse bem os EUA para se classificar , mas não conseguiu , mesmo com a derrota por 1 a 0 para os alemães o time de Klinsmann foi para as oitavas de final , enfrentar a favorita Bélgica . 


                                        Dempsey comemorando seu golaço contra Gana 


       Nas oitavas de final , um jogo inesquecível . A Bélgica tinha craques como o meia do Chelsea Eden Harzard , o zagueirão do City Kompany , o grande coleiro Courtois e muitos outros jogadores . 

       Em um jogo lá e cá , que não condiz com o placar ,  a Bélgica foi superior aos EUA , mas os norte-americanos tinham um monstro no gol , Tim Howard foi simplesmente sensacional , com palavras não dá para escrever a atuação perfeita do goleiro dos Estados Unidos . Foram defesas incríveis , que entraram para a história . Howard foi herói e depois do jogo foi pedido do fans que fosse Ministro de seu país . 


           Uma , das inúmeras defesas do herói norte-americano . Sem ele o resultado seria muito pior . 

       Mas na prorrogação não deu para o goleirão , ele até fez grandes defesas , mas não foi capaz de defender os chutes de De Bruyne e Lukaku . O jogo terminou 2 a 1 para os belgas e os norte-americanos estavam eliminados . Apesar de ficar nas oitavas de final a Seleção dos Estados Unidos fez uma grande Copa do Mundo , tinha um timaço , a começar pelo grande goleiro que tinha . Poderia ter ido muito longe , mas o futebol tem dessas coisas...

  • Vídeos históricos



                                
                      
                       Lances da vitória norte-americana sobre os colombianos , em 1994 . 

                                  
  
                  Goleada norte-americana sobre os argentinos , na Copa América de 1995 . 


                                 
       
                               Gols dos EUA derrotando seus rivais mexicanos , em 2002 



                                 

             Lances de algumas defesas do lendário goleiro norte-americano em sua carreira 

Nenhum comentário:

Postar um comentário