sexta-feira, 18 de julho de 2014

Seleção Espanhola de Futebol


A Seleção Espanhola de Futebol é , hoje , uma das seleções mais tradicionais no mundo . Apesar de sua rica história - campeão da Eurocopa de 1964 e participando de várias Copas do Mundo - a Seleção Espanhola só veio a adquirir mais títulos atualmente , com uma geração fantástica de excelentes jogadores .


  • Espanha antes de 2008 
A Seleção Espanhola venceu a Eurocopa , de 1964 , em casa , sendo este o seu principal título . Também foi campeã dos Jogos Olímpicos de Barcelona , em 1992 , em um time que tinha nomes como : Josep Guardiola , Luis Enrique e o atacante Kiko . 



  • A volta da Fúria 
As coisas para a Seleção Espanhola começaram a mudar na Eurocopa de 2008 . O time de Luis Aragonéz tinha David Villa em grande fase , Xavi jogando uma competição brilhantemente , sendo o craque do time , que ainda tinha nomes como o zagueiro Carles Puyol , o goleiro capitão  Iker Cassilas , o brasileiro Marcos Senna e muitos outros jogadores conhecidos como : Sérgio Ramos , Albiol , Xabi Alonso , David Silva , Iniesta , Fábregas e um sortudo e matador Fernando Torres . 

Na primeira fase , a Espanha passou com 100% de aproveitamento com vitórias sobre Rússia , Suécia e a atual campeã Grécia . Nas quartas de final a Fúria teve que se superar para vencer nos pênaltis os atuais campeões do mundo , a Itália . Nas semifinais a La Roja aplicou uma goleada de 3 a 0  sobre a surpresa da competição , a Rússia , de Andrey Arshavin e de Roman Pavlyuchenko . Na grande final a Espanha enfrentou a favorita Alemanha , de jogadores fabulosos como : Lehmann , os zagueiros Metzelder e Mertesacker , Lahm , Torsten Frings , Schweinsteiger , o artilheiro Miroslav Klose , a revelação da Copa do Mundo de 2006 Lukas Podolski e o craque do time Michael Ballack . A Espanha ainda perdia seu artilheiro , David Villa , que havia se lesionado . 

A Alemanha começou melhor , mas logo o time de Aragonéz se encontrava no jogo , com a boa entrada de Fábregas . Fernando Torres ainda colocou uma bola na trave , era um presságio , dez minutos depois Xavi lançou Torres , que nas costas de Lahm , saiu na cara do gol , aí só fez tirar do goleiro para abrir o placar para os Espanhóis . No segundo tempo a Espanha continuou bem e sem um Ballack inspirado a Espanha se tornou campeã da Europa , depois de 44 anos sem um título de expressão . 


  • Copa do Mundo de 2010 


Com um time um pouco mudado , porém mais experiente a Espanha foi para a África do Sul , tentar conquistar sua primeira Copa do Mundo . Diferente da Euro de 2008 a Fúria chegava como uma das favoritas , por causa do título da Eurocopa , mas ainda tinha o forte time alemão , que só fazia melhorar . 

O início não foi como a Espanha esperou , encontrou pela frente a forte defensivamente Suíça e acabou perdendo de 1 a 0 . Porém , com vitórias magras sobre o Chile e Honduras e contando com tropeço da Suíça , os espanhóis passaram em 1° lugar no seu grupo . Nas oitavas de final , pegou o time de Portugal , comandado por Cristiano Ronaldo e tinha boas atuações de Fábio Coentrão . Em um jogo muito duro e equilibrado David Villa fez o gol da classificação de sua seleção para as quartas de final , para encarar o também forte defensivamente Paraguai , que estava inspirado por conta da musa Larissa Riquelme . Em outro duelo equilibrado e com pênaltis perdidos de ambos os lados o atacante David Villa fez , de novo , o gol da classificação da Fúria . Se por um lado a Espanha obtinha vitórias magras a Alemanha havia goleado de 4 a 1 a Inglaterra e de 4 a 0 sobre a Argentina , treinada por Maradona . Os dois times se enfrentaram nas semifinais com favoritismo para os alemães , mas a La Roja neutralizou o forte time alemão e com um golaço de Carles Puyol , de cabeça , a Espanha chegava , pela primeira vez em sua história , em uma final de Copa do Mundo .

A final era contra a Holanda , de Arjen Robben e do artilheiro da Copa Wesley Sneijder . Apesar dos dois craque holandeses estarem em excelente fase o favoritismo era do time espanhol , que havia vencido os favoritos alemães em um jogo dramático .

O jogo foi um festival de nervosismo e de gols - feitos - perdidos , de ambas as equipes . David Villa , Iniesta , Robben ; todos tiveram chances de abrir o placar , mas a bola não entrava . Até que o duelo foi para a prorrogação , porém continuava 0 a 0 . Até que o zagueiro holandês Heitinga levou o cartão vermelho e poucos minutos depois o craque Iniesta fez o gol do título , para delírio dos espanhóis e frustração para os holandeses , que ainda sonhavam com o seu 1° título . Resultado 1 a 0 para a Espanha , em um jogo histórico .



  • Eurocopa de 2012


O time espanhol da Euro de 2012 era a mesma base da geração vitoriosa da Copa do Mundo de 2010 , com Xavi , Iniesta , Cassilas e Cia . A Espanha queria fazer história e ser a única seleção a vencer as três principais competições de forma consecutiva , Euro 2008 , Copa de 2010 e Euro de 2012 ; A única seleção que chegou perto de fazer isso foi a Alemanha , dos anos 70 , de Gerd Muller e Franz Beckenbauer . 

O torneio começou , como sempre , em um jogo disputado contra a tradicional Itália , do polêmico  atacante  Mario Balotelli . A Azzura abriu o placar com o veterano Di Natale , porém , três minutos depois e Fábregas empatava a partida , dando números finais ao jogo . No segundo jogo do grupo , a partida foi muito mais calma , goleada para cima da Irlanda , gols de Fábregas , David Silva e dois de Fernando Torres . No terceiro jogo um duelo muito disputado , contra a Croácia , de Mario Mandzukic e Luka Modric , mas faltando dois minutos para o final do jogo o velocista Jesus Navas fez o gol da vitoria espanhola e da classificação italiana , já que se a Croácia vencesse a Itália estaria fora da Euro . 

Nas quartas de final , um jogo mais tranquilo contra a França , de Ribery , e vitoria por 2 a 0 , com dois gols do volante Xabi Alonso . Nas semifinais um jogo extremamente emocionante contra Portugal , de Cristiano Ronaldo . Porém , nos pênaltis a Fúria avançou , pois João Moutinho e Bruno Alves perderam seus pênaltis , jogando para fora o sonho português , de chegar em mais uma final de Euro , a primeira foi em 2004 , quando perdeu para a Grécia . 

Na final , uma grande surpresa , com um show de Mario Balotelli , a Itália eliminou a super favorita Alemanha e se classificou , chegando como azarão na decisão . Mas o que se viu em campo foi um massacre histórico , maior goleada em uma final de Eurocopa , 4 a 0 . Com gols de David Silva , Jordi Alba , Fernando Torres e Juan Mata a Espanha fez história , mais uma vez , para o choro de Mario Balotelli .



            O polêmico atacante Mario Balotelli cai nas lágrimas , após derrota italiana na final da Euro




Espanhóis comemorando título





                                      

Lances da final da Euro de 2008



                                      

                                             Lances da grande final da Copa do Mundo



                                                   Lances da grande final da Euro 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário