sábado, 9 de agosto de 2014

Seleção Mexicana de Futebol




       A Seleção Mexicana de futebol é a seleção mais bem-sucedida da CONCACAF e uma das mais vitoriosas de toda a América . Já ganhou uma Copa das Confederações e uma medalha de ouro olímpica . Já sediou duas Copas do Mundo e chegou nas quartas de final em ambas . Possui como estádio oficial o lendário Estádio Azteca , com sua capacidade de mais de 100,000 pessoas .

  • Copa do Mundo de 1970 

                                          Seleção Mexicana da Copa do Mundo de 1970 . 

     A Copa do Mundo de 1970 foi a 1° grande participação da Seleção Mexicana em uma Copa do Mundo , onde teve a chance de sediar o torneio . 

     Na 1° partida , com 107,000 pessoas no Estádio Azteca , o México empatou com a antiga União Soviética por 0 a 0 . Na 2° partida , o México não decepcionou e goleou por 4 a 0 a Seleção de El Salvador , com dois gols de Valdívia , um de Fragoso e outro de Basaguren . Na 3° partida do grupo , o México ganhou de 1 a 0 da Bélgica , com gol de Peña . 

       Mas , nas quartas de final , o México não conseguiu segurar a poderosa Itália e perdeu de 4 a 1 , de virada , sendo eliminado da Copa do Mundo . 


               Estádio Azteca , que foi fundamental na melhor participação da Seleção Mexicana . 

  • Copa do Mundo de 1986 

                                       Seleção Mexicana da Copa do Mundo de 1986 . 

       Em 1986 , o México , do lendário Hugo Sánchez , teve outra chance de sediar uma Copa do Mundo , e tentar recuperar suas fracas campanhas . Pois desde 1970 que o México não tinha uma campanha ''decente '' no maior torneio do mundo . 

      Na  1° partida do grupo , o México venceu a Bélgica , por 2 a 1 , com gols de Quirarte e Hugo Sánchez . Na 2° partida , o México empatou com o Paraguai , por 1 a 1 , com Flores marcando o gol mexicano . Na 3° e última partida , a Seleção Mexicana venceu o Iraque por 1 a 0 , com gol de Quirarte . 


                                   Estádio Azteca lotado , na partida entre México e Bélgica . 

       Nas oitavas de final , o México enfrentou a Bulgária e ganhou por 2 a 0 , com gols de Negrete e Servín . Mas , nas quartas de final , o México perdeu para a poderosa Alemanha Ocidental , nos pênaltis , com Quirarte e Servín parando no lendário goleiro alemão Harald Schumacher . 

  • O escândalo dos Chachirules 

      O escândalo dos Chachirules foi um triste episódio do futebol mexicano , onde a seleção utilizou jogadores acima do limite de idade permitido no mundial sub-20 de 1989 . A FIFA decidiu banir o México da Copa do Mundo de 1990 , onde a Seleção Mexicana tinha grandes jogadores . O mais destacado desses jogadores era Hugo Sánchez , onde era um dos melhores jogadores do mundo e estava marcando época no Real Madrid . O escândalo chocou o futebol mexicano e fez ir por água abaixo uma grande geração de talentos , liderados por Sánchez , mas que ainda tinha nomes como Miguel Herrera e Luis Flores e outros vários outros jogadores que viviam o auge de suas carreiras . 


              Hugo Sanchéz ficou de fora da Copa do Mundo , justo no auge de sua grande carreira . 

  • Pós escândalo 
     O futebol mexicano se tornou um dos mais fortes da América a partir dos anos 90 , com a chegada do técnico César Luis Menotti , que foi o técnico campeão da Copa do Mundo de 1978 , com a Argentina

     O México se tornou ganhou destaque na Copa América de 1993 , onde terminou em 2° , perdendo na final para a Argentina . Ainda foi tri campeão consecutivo da Copa Ouro em 1993 , 1996 e 1998 . O México ainda conseguiu se classificar e chegar nas oitavas de final da Copa do Mundo de 1994 . 

      Mas o grande feito mexicano ainda estaria por vir , e seria justo contra os ''Deuses do Futebol'' . 

  • Copa das Confederações de 1999
      O México teve , mais uma vez , a chance de disputar um torneio em casa , desta vez foi a Copa das Confederações . 

      O México caiu no grupo A , com Arábia Saudita , Egito e Bolívia . Na 1° partida , o México massacrou a Arábia Saudita , por 5 a 1 , com 4 gols do artilheiro Cuauhtémoc Blanco , que se tornou o artilheiro da competição . Na 2° partida , o México empatou em 2 a 2 com o Egito , com gols de Pardo e Abundis . Na 3° partida , o México garantiu o 1° lugar do grupo com uma vitória de 1 a 0 em cima da Bolívia , com gol de Palencia . 


                                           O artilheiro Blanco , comemorando seu gol . 

       Nas semifinais , o México enfrentou os Estados Unidos , seu rival local . No tempo normal , a partida terminou 0 a 0 , mas na prorrogação o craque Blanco fez um gol histórico , espetacular , colocando o México na final , para delírio do Estádio Azteca . 

       Na grande final , o México enfrentou a Seleção Brasileira , de Ronaldinho Gaúcho . A partida foi emocionante , com 7 gols . Zepeda abriu o placar para o México e Abundis fez o 2 a 0 . O Brasil conseguiu o empate , com Serginho e Roni , mas Zepeda re-colocou o México na frente e Cuauhtémoc Blanco fez mais um , colocando o 4 a 2 no placar . Zé Roberto ainda diminuiu , mas não teve mais jeito , o México era campeão da Copa das Confederações . 


                                      Jogadores mexicanos levantando a taça de campeão . 


                                    Mexicanos dando a volta olímpica no Estádio Azteca . 

  • Século XXI 

                            Rafa Márquez , símbolo de raça e motivo de orgulho para o México . 

       No século XXI , o México se firmou como uma das seleções mais fortes da América e uma seleção que sempre da trabalho para qualquer time do mundo . Teve grandes nomes , como o do ex-zagueiro do Barcelona Rafa Márquez , do meio campista Pável Pardo e do atacante Jared Borgetti , o maior artilheiro da história da Seleção Mexicana . 

        A Seleção Mexicana conseguiu se classificar para todas as Copas do Mundo deste período e sempre conseguindo passar da 1° fase , porém sendo eliminada nas oitavas de final . Ainda foi vice campeã da Copa América de 2001 e 3° colocada na Copa América de 2007 . Foi campeã da Copa Ouro em 2003 , 2009 e 2011 e ainda foi campeã dos Jogos Pan-Americanos de 2011 . 


                                     Jared Borgetti , o maior artilheiro da Seleção Mexicana . 

  • Jogos Olímpicos de 2012    

                                           Seleção Mexicana campeã Olímpica em 2012 . 

      A Seleção Mexicana chegava como uma das favoritas ao título das Olimpíadas de 2012 , mas o favorito era o Brasil , da promessa Neymar . O México não apresentou um grade futebol , mas foi eficiente e conquistou um título histórico , que nem o Brasil tem . 

     O México estreou com um empate com a Coreia do Sul , por 0 a 0 . Na 2° partida do grupo , o México venceu o fraco time do Gabão , por 2 a 0 , com dois gols de Giovani dos Santos . Na 3° e última partida , o México venceu por 1 a 0 a Suíça , com gol de Oribe Peralta . 

      Nas quartas de final , o México enfrentou a Seleção de Senegal e encontrou dificuldades . O jogo só se decidiu na prorrogação , com Giovani dos Santos e Héctor Herrera marcando dois gols e fazendo um 4 a 2 que levou o México para as semifinais . Nas semifinais , o México bateu o Japão por 3 a 1 , com gols de Fabián , Peralta e Cortés . 

       Na grande final , no lendário Estádio de Wembley , o México enfrentou a grande favorita Seleção Brasileira , de Neymar e Leandro Damião , o artilheiro do torneio . Mas o México complicou a Seleção Brasileira mais uma vez e com dois gols de Oribe Peralta , o México fez 2 a 0 , surpreendendo o time canarinho . No final da partida , Hulk ainda descontou para o Brasil , mas a partida terminou assim mesmo . O México era campeão das Olimpíadas em um resultado surpreendente sobre a Seleção Brasileira , que tinha feito 15 gols em 5 jogos . 


                                              Mexicanos levantando a taça de campeão . 



                                         Jogadores mexicanos comemorando o título . 

  • Vídeos históricos 

                                            México campeã da Copa das Confederações . 



                                                           México campeão Olímpico . 



     

Nenhum comentário:

Postar um comentário