sábado, 26 de julho de 2014

Seleção Belga de Futebol



       A Seleção Belga de futebol é uma das seleções mais fortes do mundo , atualmente . Até por volta dos anos 80 , a Seleção Belga não obtinha bons resultados nas principais competições , o que pode ser justificado o fato do país ser muito pequeno , menor do que muitos estados brasileiros .

       A Seleção Belga é conhecida como Diabos Vermelhos . O apelido foi dado pelo jornalista Pierre Walckiers , em 1906 , após a vitória contra a Seleção Holandesa , que por sinal , é a maior rival da Seleção Belga .

       O maior , e único , título da Seleção Belga é os Jogos olímpicos de 1920 .


  • Euro de 1980 


                                     Seleção Belga de 1980 , 1° Seleção Belga '' de respeito '' . 


       A Bélgica foi para a Itália , disputar a Euro de 1980 . O destaque da equipe era o meia Jan Ceulemans , que hoje é o jogador que mais vestiu a camisa da Bélgica . 

       A Bélgica caiu em um grupo fortíssimo , com Itália , Inglaterra e Espanha . Na 1° partida , os Diabos Vermelhos empataram com a Inglaterra , por 1 a 1 , com gol de Jan Ceulemans . Na 2° partida , a Bélgica venceu por 2 a 1 a Seleção Espanhola . Gerets e Cools marcaram os gols belgas . Na última e decisiva partida , a Bélgica conseguiu um empate com a Itália , resultado que deixou os Diabos Vermelhos na liderança do seu grupo e classificado para a grande final do torneio . 

        Na final , a Bélgica enfrentou a Alemanha , de Horst Hrubesch e Karl-Heinz Rummenigge . O Estádio Olímpico de Roma viu a Alemanha se sagrar bi campeã europeia , com dois gols de Hrubesch . Vandereycken descontou para a Bélgica , que ficava com o vice campeonato europeu . 


              Lance do pênalti que Vandereycken empatou o jogo para a Bélgica , na final da Euro . 

  • Copa do Mundo de 1986 


                                                  Seleção de ouro da Bélgica , em 1986 .  

       
       A Seleção Belga tinha grandes jogadores naquela Copa do Mundo , como Celeumans , Pfaff no gol , Van Der Elst e Gerets na defesa e o meio campo Scifo . O time ainda havia perdido o goleirão Michel Preud'homme , considerado um dos melhores goleiros da história do futebol . 

        Os Diabos Vermelhos começaram perdendo de 2 a 1 para os anfitriões mexicanos . O super artilheiro Erwin Vandenbergh fez o gol de honra dos belgas . Mas na 2° partida , a Bélgica conseguiu vencer o  Iraque , por 2 a 1 , com gols de Scifo e Claesen , de pênalti . Na última partida do grupo , a Bélgica empatou em 2 a 2 com o Paraguai , Vercauteren e Veyt marcaram os gols da Bélgica , que se classificou para as oitavas de final . 

          Nas oitavas de final , a Bélgica venceu , em uma partida muito emocionante , a forte União Soviética , por 4 a 3 , na prorrogação . Bilanov marcou os três gols soviéticos , enquanto Scifo , Celeumans , Demol e Claesen marcaram os da vitória belga , em um jogo inesquecível , repleto de gols na prorrogação . 

                      Em um jogo inesquecível , a Bélgica derrota a União Soviética , por 4 a 3 . 

        Nas quartas de final , outro jogo fantástico , a Bélgica enfrentou a Seleção Espanhola . No tempo normal , Celeumans marcou o gol da Bélgica , mas faltando 5 minutos para o fim do jogo Señor empatou a partida . O duelo acabou indo para os pênaltis . Todos os 5 jogadores da Bélgica marcaram , mas Pfaff defendeu a cobrança de Eloy . Assim , a Bélgica se qualificara para enfrentar a Argentina , somente , o time de Diego Maradona . 

          Porém , nas quartas de final a Bélgica não teve sorte . Maradona , para variar , acabou com o jogo , marcando os dois gols do time argentino , 2 a 0 , e a Bélgica iria disputar o 3° lugar . 


                                           Maradona fazendo a festa para cima dos belgas . 

          Na disputa de 3° lugar , a Bélgica enfrentou a França , de outro gênio , Michel Platini . Apesar de Ceulemans abrir o placar aos 11 minutos , Ferreri e Papin viraram para a França . Antes de acabar o jogo , Claesen empatou o duelo , levando para a prorrogação . Na prorrogação , Genghini colocou a França na frente e Amoros , de pênalti , deu números finais ao jogo . 4 a 2 para a Seleção Francesa

  • Copa do Mundo de 2002


                                                             Seleção Belga de 2002 . 

        Em 2002 , a Bélgica formou mais um grande time para o mundial da Coréia e Japão . Caiu em um grupo que tinha Japão , Rússia e Tunísia . O time tinha nomes como o do atacante Marc Wilmots .

           Na 1° partida , a Bélgica empatou em 2 a 2 com os co-anfitriões japoneses . Marc Wilmots e Van Der Heyden fizeram para os Diabos Vermelhos . Na 2° partida do grupo , a Bélgica empatou com a Tunísia , Marc Wilmots fez o gol belga . Na 3° e decisiva partida , a Bélgica enfrentou a Rússia e em um jogo emocionante conseguiu vencer , por 3 a 2 . Walem , Sonck e Marc Wilmots marcaram para a Bélgica , enquanto Beschastnykh e Sychov descontaram para os russos .


                                                          Lances de Bélgica e Rússia . 

          Nas oitavas de final a Bélgica enfrentou a Seleção Brasileira e se tornou a seleção que deu mais trabalho para a ''amarelinha'' ,  em sua campanha invicta , em 2002 . A partida foi repleta de polêmicas , pois o atacante Marc Wilmots fez um gol absolutamente legítimo , no qual , o árbitro inexplicavelmente anulou . Depois o craque Rivaldo e o artilheiro Ronaldo deram a vitória para a Seleção Brasileira , em um jogo que até hoje é um mistério . Assim , um grande time da Bélgica não conseguiu chegar nas semifinais , como em 1986 .


  • Copa do Mundo de 2014 


                                                Geração de ouro da Bélgica , em 2014 . 

       Em 2014 , a Bélgica tinha uma das cinco melhores seleções do mundo , era a geração de ouro da Bélgica , que tinha grandes jogadores como Eden Hazard , Romelu Lukaku , Marouane Fellaini , Thibaut Courtois , Dries Mertens , Vincent Kompany , Kevin De Bruyne , Axel Witsel , Jan Vertonghen , Daniel Van Buyten , Divock Origi , Kevin Mirallas , Thomas Vermaelen , Simon Mignolet , dentre outros . 

          A Copa do Mundo de 2014 começou , para a Bélgica , com uma vitória de 2 a 1 sobre o forte time da Argélia . Feghouli deu um susto nos belgas , mas Fellaini e Mertens viraram o jogo e deram a vitória para a Bélgica . Sobre a Russia , a Bélgica , mais uma vez , não brilhou , mas Origi , faltando dois minutos , deu a vitória para a Bélgica em um jogo complicado .  Na 3° partida da fase de grupos , a Bélgica venceu a Coréia do Sul , por 1 a 0 , Vertonghen fez o gol da vitória . 



                                         Goleiro da rebote e Vertonghen não perdoa . 


            Nas oitavas de final , a Bélgica enfrentou a Seleção dos Estados Unidos . A Bélgica fez sua 1° grande partida , mas o goleiro Tim Howard salvou os Estados Unidos infinitas vezes , foram defesas inesquecíveis do grande goleiro norte-americano . Com o 0 a 0 a partida foi para a prorrogação , mas desta fez não teve jeito , Tim Howard até fez alguns milagres , mas De Bruyne e Lukaku fizeram dois gols , enquanto Green fez o dos Estados Unidos . A partida terminou 2 a 1 e a Bélgica estava nas quartas de final , para enfrentar a Argentina , de Lionel Messi . 



            De Bruyne comemorando seu gol , que resultou na eliminação dos Estados Unidos . 

                  
            Nas quartas de final , os Diabos Vermelhos enfrentaram a poderosa Argentina e não se deram muito bem . No início do jogo , em um vacilo da defesa , Higuaín fez um golaço . A Bélgica até tentou , mas esbarrou na forte defesa da Argentina . Em um resto de jogo morno , a Bélgica se conformou e acabou eliminada da Copa do Mundo . Então , pelo menos desta vez , a geração de ouro da Bélgica não conseguiu vencer a Copa do Mundo . Quem sabe na Rússia , em 2018 ? 


                                                   Momento do golaço de Higuaín . 


  • Vídeos históricos 

                   Partida extremamente emocionante entre Bélgica vs União Soviética , em 1986  . 




                       Partida emocionante que levou a Bélgica para as semifinais , em 1986 .  




                                      

                                   Partida muito polêmica que prejudicou a Bélgica , em 2002 . 

      

Um comentário: