domingo, 3 de agosto de 2014

Seleção Chilena de Futebol



       A Seleção Chilena de futebol é uma das seleções mais tradicionais da América do Sul . Um fato curioso , é que o Chile nunca venceu uma Copa América , apesar de sempre ter times bons , com condições de vencer o título . Também já conquistou um 3° lugar em uma Copa do Mundo . Este fato ocorreu em 1962 , quando o Chile sediou uma Copa do Mundo pela 1° vez .


  • Copa do Mundo de 1962 

       A Copa do Mundo de 1962 começou muito bem para o Chile , que sediava a competição pela primeira vez . A Seleção Chilena começou ganhando de 3 a 1 da Suíça . Leonel Sanchéz e Ramirez fizeram os gols do Chile . Na 2º partida do grupo , o Chile enfrentou o forte time italiano , mas não se intimidou e venceu por  2 a 0 . Ramírez e Toro marcaram os gols do Chile . Na 3º e última partida , a Seleção Chilena enfrentou o forte time da Alemanha , e não resistiu , derrota por 2 a 0 , mas , com a classificação garantida . 

         Nas quartas de final , o Chile enfrentou a antiga União Soviética , mas não se intimidou com a potência e ganhou por 2 a 1 . Leonel Sánchez e Rojas marcaram os gols na sofrida vitória sobre a URSS . 

         Nas semifinais , o Chile enfrentou a Seleção Brasileira , de Garrincha , Vavá , Amarildo e Cia . Garrincha marcou duas vezes e Vavá mais dois , enquanto Toro e Sánchez marcaram os gols do Chile . Deste modo , o Chile teve que se contentar com a disputa de 3º lugar , para enfrentar a Iugoslávia . Rojas marcou e deu ao Chile a sua melhor participação em uma Copa do Mundo . 


                          Leonel Sánchez , artilheiro e melhor jogador chileno daquela Copa do Mundo . 


  • O caso de Roberto Rojas 


                          Roberto Rojas , protagonista da maior encenação da história do futebol . 


       Em 1989 , pelas eliminatórias da Copa do Mundo de 1990 , no Maracanã , o Chile enfrentou o Brasil . O jogo estava 1 a 0 para a Seleção Brasileira , que venceria o jogo , até que um rojão , supostamente , acertou o goleiro chileno Roberto Rojas . O goleiro chileno fingiu estar seriamente ferido e forçou o fim  da partida . Quando a FIFA viu o vídeo do jogo , entendeu que tudo não passou de uma grande encenação , digna de Oscar . O goleiro foi banido do futebol , o Chile ficou de fora de competições da FIFA por 5 anos , portanto , fora da Copa do Mundo de 1990 e 94 . 


  • Eterna dupla chilena 


                                                                    Marcelo Salas .

       Um é camisa 11 , maior artilheiro da história da Seleção Chilena , tem apenas 1,73 , ganhou dezenas de títulos por clubes como Universidad de Chile , River Plate , Lazio e Juventus . O outro é camisa 9 , marcou época em clubes como Sevilla , Real Madrid e Inter de Milão , também ganhou vários títulos , marcou quase 300 gols em sua carreira , além de ser medalhista olímpico . A história recente do Chile é profundamente marcada pela sua lendária e temida dupla de ataque , Marcelo Salas e Iván Zamorano . O 1º e 2º , respectivamente . 

       Marcelo Salas jogou muito , mas muito mesmo , ao lado de seu companheiro , Iván Zamorano , na Copa do Mundo de 1998 . Em sua volta a Copas do Mundo , depois do incidente com Rojas , o Chile empatou com a temida Seleção Italiana , de Maldini , Cannavaro , Albertini , Vieri e outras dezenas de craques . A partida terminou 2 a 2 , com Marcelo Salas marcando os dois gols do Chile . Depois , o Chile empatou em 1 a 1 com a Áustria , com Marcelo Salas fazendo o gol chileno . Na última partida de seu grupo , o Chile empatou com Camarões por 1 a 1 , e Sierra marcando o gol do Chile . Com três empates , o Chile se classificou em 2º de seu grupo , atrás da Itália . Nas oitavas de final , o Chile enfrentou o Brasil , e acabou sendo derrotado por 4 a 1 . Marcelo Salas fez o gol do Chile nesta derrota . O ataque do Chile era sensacional , mas o time deixava , e muito , a desejar na defesa . 

        Dois anos depois , Iván Zamorano foi o nome do Chile nas Olimpíadas de 2000 , no qual o time chileno conquistou uma medalha de bronze . Zamorano fez seis gols naquele torneio . 


                                               Iván Zamorano . 


  • O melhor Chile de todos os tempos 


                                             Seleção Chilena da Copa do Mundo de 2014 . 

       Esta frase de cima foi dita por Arturo Vidal , um dos melhores jogadores do mundo em 2014 , o jogador que marca como volante , arma como meia e faz gol como atacante . Ele é só um , dos grandes jogadores chilenos de 2014 . A lista ainda tem nomes como o atacante Alexis Sánchez , do Arsenal . Ainda tinha o goleiro Claudio Bravo e o atacante Eduardo Vargas . 

        Mesmo com a menor média de altura da Copa do Mundo , o Chile fez uma grande campanha , acabou caindo em um grupo com Holanda , Espanha e Austrália . Na 1º partida do grupo , o Chile enfrentou a Austrália , e ganhou por 3 a 1 , com gols de Alexis Sánchez , Valdívia e Beasejour . No duelo que seria decisivo , o Chile voltou ao mesmo palco do fatídico dia em que Rojas simulou ter sido acertado por um rojão . O adversário desta vez era a Espanha , que na época era a campeã do mundo e uma das favoritas ao título da Copa do Mundo . Mas o Chile não se intimidou e ganhou por 2 a 0 , com gols de Eduardo Vargas e Aránguiz , outro grande nome daquele time . Com o resultado , o Chile conseguiu eliminar a Fúria e conseguiu uma classificação que parecia impossível . Na última partida do grupo , o Chile perdeu para a Holanda , por 2 a 0 , mesmo assim o time foi confiante para as oitavas de final . 

      Nas oitavas de final , o Chile enfrentou de novo o Brasil , com quem protagonizou um duelo emocionante . Thiago Silva abriu o placar para o Brasil , mas o Chile , com Alexis Sánchez , empatou a partida . O Chile foi melhor que a Seleção Brasileira durante a partida , mas não conseguia marcar o gol . A partida terminou empatado , com o resultado , a partida foi para a prorrogação , onde o Chile continuou melhor . Até que no último minuto Maurício Pinilla carimbou o travessão , calando o Maracanã e quase levando o Maraca ao choro , como em 1950 . Da decisão nos pênaltis , Willian e Hulk perderam para o Brasil , mas Pinilla , Sánchez e Jara perderam para o Chile , resultado que eliminou o Chile da Copa do Mundo , de maneira emocionante . 



                                             Vidal , um dos melhores jogadores do mundo . 



             Elias Figueroa , o maior jogador chileno e um dos maiores jogadores da história do futebol . 
  • Vídeos históricos 


                                     Brasil x Chile , o jogo com a simulação de Roberto Rojas . 




                                                 lances de Iván Zamorano e Marcelo Salas . 



                                              Vitória histórica do Chile sobre a Espanha . 

Nenhum comentário:

Postar um comentário