quinta-feira, 24 de julho de 2014

Seleção Francesa de Futebol


       A Seleção Francesa é uma das seleções mais bem-sucedidas do mundo , ganhadora da Copa do Mundo de 1998 , com uma das maiores goleadas em finais de copas , 3 a 0 , logo em cima da Seleção Brasileira , no Stade de France completamente lotado . Além de ser uma das 6 seleções que venceram uma Copa do Mundo em casa , a Seleção Francesa é junto com a Seleção Argentina as duas únicas seleções do mundo que venceram a Quadrúple Corona , ou seja , venceram as 4 principais competições do futebol ( Copa do Mundo , Olimpíadas , Copa América ou Eurocopa e Copa das Confederações ) , lembrando que a Seleção Brasileira ainda não venceu as Olimpíadas . 

      E por falar em Seleção Brasileira , a França é conhecida mundialmente por ser carrasco da ''Amarelinha'' , tendo vencido as Olimpíadas de 1984 em cima do Brasil . Eliminando o time brasileiro da Copa do Mundo de 1986 . Humilhando o Brasil na final da Copa do Mundo de 1998 . Eliminando o Brasil da Copa das Confederações de 2001 e , com show de Zidane , eliminando o Brasil da Copa do Mundo de 2006 .

  • Copa do Mundo de 1938 

     Na sua 3° participação em Copas do Mundo , a Seleção Francesa teve a oportunidade , depois de muita controvérsia , de ser a anfitriã da competição . 

       Na 1° fase a França enfrentou a Bélgica e passou por cima , com o placar de 3 a 1 , com gols de Veinante e dois de Nicolas , com Isemborghs descontando para os belgas . Nas quartas de final , a França não teve muita sorte , e enfrentou a Itália . Colaussi abriu o jogo para os italianos , mas Heisserer empatou , logo em seguida . Mas não teve jeito , Silvio Piola fez dois gols e eliminou a França , de sua 3° Copa do Mundo . 

  • Copa do Mundo de 1958 


                     Just Fontaine : marcou 13 gols naquela Copa do Mundo . Recorde dura até hoje .      

      Naquela Copa do Mundo a França chegaria até as semifinais , resultado que só seria igualado 24 anos depois , e superado apenas 40 anos depois , com a geração de Platini . Mas o grande craque da Seleção Francesa na Copa do Mundo foi o artilheiro Just Fontaine , que marcou 13 gols em 6 jogos . 

      Na 1° partida , um jogo recheado de gols , 7 a 3 para a França em cima do Paraguai . Just Fontaine marcou ''apenas'' 3 gols naquele jogo . Na 2° partida do grupo a França perdeu para o forte time da Iugoslávia , de 3 a 2 . Just Fontaine marcou os dois gols da França naquela partida . Mas os Les Bleus se redimiram e venceram a Escócia , por 2 a 1 , com gols de Kopa e Fontaine . Nas quartas de final a França enfrentou a Irlanda do Norte , e passou sem sustos , 4 a 0 , com gols de Wisniewski , Piantoni e dois de Just Fontaine . Porém , nas semifinais a França perdeu para o Brasil , até então seus carrascos , de 5 a 2 . Just Fontaine até marcou , Piantoni também , mas Pelé marcou três vezes e junto e ele marcou Vavá e Didi . Com a derrota para o forte time brasileiro , liderado pelo Vavá , restou a França a disputa de 3° lugar contra a Alemanha Ocidental . Just Fontaine acabou com o jogo , marcando quatro vezes , Kopa marcou de pênalti e Douis fez o 6° gol francês , na vitória por 6 a 3 . Assim , a França chegou em sua melhor posição em Copas do Mundo , até surgir um tal de Michel Platini .  


                                          
                                                    Esquema tático de França x Brasil .   

  • A geração de Platini - 1982 a 1986 

      Depois de uma fraca campanha em 1978 e de nem se classificar para a Euro de 1980 , a França montou um grande time em 1982 . Seu principal jogador era Michel Platini , mas não dá para esquecer de nomes como Jean Tigana , Manuel Amoros , Dominique Rocheteau e Marius Trésor . 

     

                        Michel Platini : principal jogador francês e um dos melhores do mundo 

      Apesar de um grande time , a França não teve facilidades na fase de grupos . Estreou com uma derrota para o forte time da  Inglaterra , por 3 a 1 . Bryan Robson duas vezes e Mariner fizeram os gols ingleses . Gérard Soler fez o de honra da França . Na 2° partida ,  a França goleou o fraco time do Kuwait , por 4 a 1 , com gols de Genghini , Platini , Six e Bossis . Na última partida do grupo a Seleção Francesa conseguiu a classificação em cima da Tchecoslováquia , com um empate de 1 a 1 . Six marcou para a França , enquanto Panenka empatou o jogo .

      Na 2° fase a França caiu em um grupo que tinha Áustria e Irlanda do Norte . Em um jogo difícil a França vencer por 1 a 0 a Áustria , com gol de Genghini . A frança enfrentou , em seguida , o fraco time da Irlanda do Norte , que precisava vencer-los para se classificar . Mas nem o empate conseguiu . A frança goleou por 4 a 1 , com dois gols de Giresse e Rocheteau . Desta forma a França estava nas semifinais .

      Na fase seguinte os franceses encararam os alemães , em um jogo que se tornaria épico . Com Littbarski marcando para os alemães e Platini fazendo o dos franceses , a partida foi para a prorrogação . Em apenas seis minutos a França fez dois gols , com Trésor e Giresse . Mas , por incrível que pareça , em outros seis minutos a Alemanha empatou o jogo , com o craque Hummenigge e Fischer . Com o empate a partida foi para os pênaltis . Mas os alemães estava bem melhor psicologicamente e venceram . Six e Bossis pararam no goleirão Schumacher e jogaram por água a baixo a chance francesa de ser campeã . Restou para os franceses a disputa de 3° lugar , contra a forte Polônia . Com o desgaste da prorrogação , a Polônia foi superior no jogo . Girard até fez para os franceses , mas em seis minutos a Polônia fez três gols . No 2° tempo Couriol fez mais um para a França , mas o jogo ficou assim . Polônia em 3 a 2 na França .


                                       Jogo entre França e Polônia , valendo o 3° lugar .


      A Eurocopa de 1984 foi realizada na França . Então , jogando em casa , com um dos melhores jogadores do mundo , Michel Platini , era a hora da França vencer sua primeira grande competição . Nesta competição , Platini se mostrou um gênio do futebol , sendo o craque e artilheiro da competição .

          No jogo de estreia , a França venceu a Dinamarca , por 1 a 0 , com gol de Michel Platini . Na 2° partida houve um massacre , 5 a 0 , em cima da Bélgica . Platini deu aula e fez três gols . Giresse e Fernandez fizeram os outros . Na última partida da 1° fase a Seleção Francesa venceu a Iugoslávia por 3 a 2 , com três gols de Platini . Nas semifinais , Portugal e França se enfrentaram , e o duelo foi histórico . Domergue abriu o placar para os franceses , mas faltando 15 minutos , Rui Jordão empatou o jogo , levando o duelo para a prorrogação . Na prorrogação Rui Jordão fez mais um gol , gerando pânico na Seleção Francesa , mas faltando 6 minutos para o fim do jogo , eis que surge Domergue , que faz mais um , salvando a França de um dia triste , pelo menos por enquanto . Quando todos esperavam os pênaltis , aos 119 minutos de jogo , o craque Michel Platini desencanta , faz um gol histórico e classifica a França , pela primeira vez , em uma final de Eurocopa .


                                  Platini um dos gols mais dramáticos da história do futebol

          Na grande final da Euro , em um Parc des Princes completamente lotado , França e Espanha se enfrentaram em um jogo dramático , teve até gol tirando em cima da linha pelo jogador francês . Mas Platini , em outro gol histórico , desta vez de falta , abre o placar , no 2° tempo . Bellone , em um contra-ataque mortal faz mais um . A França era campeã da Europa !


           Jogadores comemoram gol histórico de Platini , em grande falha do goleiro espanhol . 


          A França chegou para a Copa do Mundo de 1986 como uma das favoritas ao título e com Michel Platini se tornando um dos maiores da história do futebol .

            Na partida de estreia a França venceu o Canadá , com gol de Jean-Pierre Papin . Depois a França e a União Soviética mediram forças em um duelo bastante equilibrado , que terminou 1 a 1 , com Luis Fernández marcando o gol de empate francês que deu números finais ao jogo . Na 3° e última partida , a França goleou a Hungria , com gols de Yannick Stopyra , Jean Tigana e Dominique Rocheteau . Mesmo com o resultado , a França não conseguiu a classificação em 1° lugar do grupo , pois perdeu no saldo de gols para a União Soviética .

             Nas oitavas de final , a França enfrentou a tradicionalíssima  Itália , mas não tomou conhecimento , 2 a 0 , com gols de Platini e Stopyra . Nas quartas de final a França enfrentou a forte Seleção Brasileira , de craques como Careca , Sócrates , Zico e Falcão . Careca abriu o placar para o Brasil , mas ainda no 1° tempo Platini empatou para a França . No 2° tempo , o lance mais marcante do jogo . Zico , que se lesionara , entra na partida no 2° tempo , dois minutos depois Branco é derrubando na área pelo goleiro francês Joel Bats . Como o jogo estava perto do fim , qualquer gol praticamente daria a classificação . Era a chance de ouro da Seleção Brasileira , de chegar às semifinais e conquistar o tetra . Mas Zico e bateu muito , mas muito mal . O goleiro francês pegou a bola com facilidade . Com o empate a partida foi para os pênaltis , mas outro craque perdeu : Sócrates . Com outro pênalti perdido , desta vez por Júlio César , o Brasil estava eliminado da Copa do Mundo , sem uma ''geração de ouro'' nunca ter vencido o principal torneio do futebol . Desta forma emocionante , a França chegou nas semifinais , para enfrentar a sempre forte Alemanha . E mais uma vez não deu para os franceses , a Alemanha , com Andreas Brehme e Rudi Voller fizeram 2 a 0 e colocaram um fim no sonho francês que , assim como o Brasil , não conseguiu vencer a Copa do Mundo , com uma geração fantástica .

              Na disputa de 3° lugar a Seleção Francesa vencia na prorrogação , a Bélgica , por 4 a 2 . Os gols do time francês foram marcados por Ferreri , Papin , Genghini e Amoros .


   
                               Pênalti perdido por Zico , que pôs fim ao sonho verde e amarelo 


  • Olimpíadas de 1984
     


                                                Time da França , campeão olímpico .


       Nos Estados Unidos , a França tentava seu sonho dourado pela 1° vez . Os Jogos Olímpicos de Los Angeles ocorreu dias depois da Euro de 84 . Ou seja , a França conquistou dois títulos importantes em pouquíssimo tempo .

       Na 1° fase , a França empatou com Qatar , venceu a Noruega e empatou com o Chile . Apesar da campanha irregular , os Les Bleus se classificaram para a fase seguinte em 1° lugar do seu grupo .

       Nas quartas de final , a França venceu o Egito , por 2 a 0 , com dois gols de Xuereb . A Seleção Francesa enfrentou nas semifinais a Iugoslávia . O jogo terminou 4 a 2 para a França , na prorrogação .

          Na grande final , a França enfrentou o Brasil , que tinha como time a base do Inter , e chegava pela primeira vez em uma final de Olimpíada . Mas a França acabou com o sonho verde e amarelo , com gols de Brisson e Xuereb  em 5 minutos , a França conquistou a medalha de ouro nas olimpíadas .


                                          Time brasileiro medalhista de prata , em 1984 .

  • Copa do Mundo de 1998


                                              Time francês da Copa do Mundo de 1998 . 

       A frança foi escolhida como sede da Copa do Mundo de 1998 , portanto já garantia vaga direta para o torneio . Diferente das edições anteriores que a França não conseguiu classificação . O time tinha como principais destaques o volante e capitão Didier Deschamps e o meio-campista Youri Djorkaeff . Mas o principal destaque daquela Copa foi sem dúvida o craque Zinedine Zidane , que entraria para a história , como um dos maiores futebolistas que o mundo já viu . A França ainda tinha outro craque , Éric Cantona , um dos maiores ídolos da história do Manchester United . Mas o ''The Bad Boy'' francês foi expulso , por falta grave em adversário . Depois , Cantona passou perto da torcida rival e agrediu um torcedor , acertando-lhe uma voadora . De início , o craque foi apenas penalizado por 9 meses sem jogar . O jogador estava legalizado para disputar a Copa do Mundo de 1998 , mas como forma de punição ele nunca mais vestiu a camisa da Seleção Francesa , onde era titular e capitão da equipe antes da agressão . Chateado por não participar da Copa do Mundo de 1998 , em casa , Éric Cantona preferiu encerrar sua carreira , com apenas 30 anos . 



                                  Éric Cantona : o que tinha de craque , tinha de polêmico . 

       Nesse clima a Seleção Francesa começou sua participação em casa . Na 1° partida , uma vitória fácil sobre a África do Sul , de 3 a 0 , com gols de Dugarry , gol contra de Issa e , nos acréscimos , do futuro astro Thierry Henry . Na 2° partida a França goleou a Arábia Saudita , por 4 a 0 , com dois gols de Thierry Henry , Trézéguet e outro de Lizarazu . Na última partida a França venceu , por placar apertado , o ainda forte time da Dinamarca , dos gêmeos Brian Laudrup e Michael Laudrup . Youri Djorkaeff e Petit fizeram os gols dos Les Bleus . Enquanto Michael Laudrup descontou para os dinamarqueses .



                                             Lances de França vs Dinamarca , em 1998 . 

       Nas oitavas de final a França enfrentou o time do Paraguai , do zagueiro Gamarra , considerado por muitos como o melhor defensor de todos os tempos . O Paraguai só tinha sofrido 1 gol até ali , e muito se devia ao grande zagueiro . O Paraguai levou a partida como queria , para os pênaltis , e estava tudo dando certo  , até outro zagueiro ,  Laurent Blanc ,  fazer o gol de ouro , na prorrogação e classificar a França , de forma dramática , para as quartas de final .


                       Lance do gol de Laurent Blanc , que salvou a França , na morte súbita . 

       Nas quartas de final a França enfrentou a Itália , e em outro jogo dramático conseguiu a classificação nos pênaltis , com Lizarazu perdendo para a França e Albertini e Di Biagio perdendo para a Itália , resultado que deu 4 a 3 para a França e manteve vivo o sonho da França conquistar sua 1° Copa do Mundo , e em casa .

       Nas semifinais a França enfrentou a Seleção Croata , do craque e artilheiro Davor Suker . O próprio Suker abriu o placar para os croatas , mas Lilian Thuram virou a partida para os franceses . A França ainda perdeu seu herói de outrora , o zagueiro Laurent Blanc foi expulso por agredir o croata , mas nada que impediu a festa francesa e a até então imaginável final de Copa do Mundo .


                                             Momento do gol do craque Davor Suker . 

       Na grande final a França enfrentou a Seleção Brasileira , de jogadores como Ronaldo , Roberto Carlos , Bebeto e Cia . O Brasil era os deuses do futebol , devido aos seus grandes jogadores e ao seu futebol arte . Ainda haviam passado de forma dramática pela Holanda , nos pênaltis . Foi um jogo cercado de polêmicas e teorias da conspiração , pois muitos acreditam que o Brasil ''vendeu'' o jogo e outros não acreditam na convulsão de Ronaldo Fenômeno , momentos antes da partida , fato que teria abalado o time brasileiro .

       O fato é que a França humilhou o Brasil , foi soberana durante todo o jogo , fato que ninguém imaginava . Ninguém conseguia entender como os deuses do futebol estavam perdendo de forma tão humilhante . A frança deu uma aula de futebol para a Seleção Brasileira e ganhou de 3 a 0 , mas poderia ser até de 7 . Zidane se tornou herói e ídolo , se transformando um dos maiores nomes da história do futebol . Fez dois gols , os dois de cabeça , enquanto Petit fez mais um , no finalzinho , tornando o placar um pouco mais justo . A festa não poderia ser maior e o que ninguém esperava aconteceu , a França , que nem se classificou para as Copas do Mundo de 1990 e 1994 , venceu os deuses do futebol , no Stade de France completamente lotado . Era como se fosse uma queda da bastilha do século XXI .


                                            Momento do gol da lenda Zinedine Zidane . 


                                     Zidane levantando o merecido troféu dos Les Bleus .


  • Eurocopa de 2000

         Zidane : melhor jogador do mundo em 1998 , 2000 e 2003 foi o craque da Euro de 2000 . 


       Depois do título de 1998 , a França deixou de ser considerada uma seleção mediana e se tornou uma das maiores do mundo . Chegava com grandes craques e com status de favorita para a Euro de 2000 . 

       A Euro começou muito boa para a França , com vitoria em cima da Dinamarca , por 3 a 0 , com gols de Blanc , Henry e Wiltord . Na 2° partida a França encontrou dificuldades , mas venceu a República Theca , por 2 a 1 , com gols de Henry e Djorkaeff . Mas na 3° partida , a França perdeu , de virada , para os anfitriões holandeses , por 3 a 2 . Dugarry e Trezeguet marcaram os gols franceses , enquanto Kluivert , Frank De Boer e Zenden fizeram para a ''laranja'' . Com os resultados a França se classificou em 2° do seu grupo , para a fase de mata-mata . 

       


       Thierry Henry foi importantíssimo para a França , sendo o artilheiro da equipe na competição .

       
      Nas quartas de final , a França enfrentou a Espanha , do craque Raul . Zidane abriu o placar , mas Mendieta empatou para os espanhóis . Mas no final do 1° tempo Youri Djorkaeff re-colocou a França na frente , resultado que durou até o final da partida .

            Youri Djorkaeff comemorando o seu gol que classificou a França para as semifinais . 


       Nas semifinais a França encarou a Seleção Portuguesa , de Luis Figo . Nuno Gomes abriu o placar para o fortíssimo time português , mas Thierry Henry empatou para a França . A partida foi para a prorrogação e a lenda Zinedine Zidane marcou , de pênalti , o gol de ouro que classificou a França para a final da Eurocopa . Mantendo vivo o sonho do bi . 


               Zidane deslocando o goleiro Vítor Baía e colocando os Les Bleus na final da Euro . 


      Na grande final da Eurocopa de 2000 , a França enfrentou o grande time da Itália , de craques como Paolo Maldini , Fábio Cannavaro , Alessandro Nesta , Francesco Totti e Cia . 

       O 1° tempo da final terminou sem gols . Mas no 2° tempo , Delvecchio se infiltrou na defesa francesa e saiu na cara do gol , aí só fez fuzilar o goleiro Bartherz e colocar a Itália na frente do marcador . O título parecia que ia ficar com os italianos , parecia , pois Wiltord , aos 90 minutos de jogo empatou a partida , levando-a para a prorrogação . Na prorrogação o atacante David Trézéguet entrou para a história do futebol francês , fazendo o gol de ouro que deu o bi campeonato para a França . 


                                Trézéguet comemorando seu golaço na final da Euro 2000 . 



                                               Franceses comemorando sua 2° Eurocopa . 
        

  • Copa das confederações de 2001 e 2003 


                                       Robert Pirès foi o nome do título francês de 2001 . 

       
      A França estreou na Copa das Confederações de 2001 com uma grande vitoria de 5 a 0 sobre a Coréia do Sul , com gols de Marlet , Vieira , Anelka , Djorkaeff e Wiltord . Depois a França , que disputou o torneio sem Zidane , foi surpreendida pela Austrália e perdeu de 1 a 0 . Na 3° partida da fase de grupos , a França goleou o México , por 4 a 0 , com dois gols de Carrière , um de Wiltord e outro de Pirès . 

       Nas semifinais a França enfrentou o desmontado time da Seleção Brasileira e ganhou novamente , por 2 a 1 , com gols de Pirès e Desailly . E na grande final ,  a Seleção Francesa ganhou de 1 a 0 da Seleção Japonesa , por 1 a 0 , com gol de Vieira . 


                                          Seleção Francesa comemorando mais um título . 

      Depois de se tornar a 1° seleção a vencer os 4 principais torneios do futebol , a França passou um grande vexame na Copa do Mundo de 2002 . O time , que estava sem Zidane , foi eliminado na 1° fase . 

       Restou para a França a disputa da Copa das Confederações , em casa . Na estreia a Seleção Francesa enfrentou a atual campeã da Copa América , a Colômbia . Thierry Henry , de pênalti , fez o gol da vitoria francesa . Depois a França venceu , novamente , a Seleção Japonesa , por 2 a 1 , com gols de Pirès , de pênalti ,  e Govou . Depois a França massacrou a Nova Zelândia , por 5 a 1 , com gols de Kapo , Henry , Cissé , Giuly e Pirès . 

       Na semifinal a Seleção Francesa não enfrentou o Brasil , que havia sido eliminado na 1° fase , e enfrentou a Turquia . Em um jogo de muitos gols a França venceu por 3 a 2 , com gols de Henry , Pirès e Wiltord . E na grande final , a França encarou Camarões , de Samuel Eto´o , que na época era campeão olímpico . Em um jogo com muitas dificuldades , a França só venceu Camarões na prorrogação , com gol de ouro , marcado , de joelho , por Thierry Henry . Com isso a França venceu sua 4° competição em 6 anos e ainda venceu outro torneio em casa . A Seleção Francesa venceu as Olimpíadas , Copa do Mundo , Copa das Confederações e Eurocopa em casa . 

       
 
                                   A grande geração francesa comemorando mais um título . 

  • França após 2003 
 
      A Seleção Francesa não teve muita sorte e foi surpreendida pela Grécia , na Euro de 2004 , caindo nas quartas de final . Com a eliminação da Euro a França não se classificou para a Copa das Confederações de 2005 . Mas chegou como uma das favoritas em 2006 . Fez uma campanha muito boa , mas não conseguiu o título , perdendo para a Itália , nos pênaltis . Teve grandes momentos naquela Copa do Mundo , como o show de Zidane contra o Brasil nas quartas de final . 

      Mas com a aposentadoria de Zidane e o envelhecimento de Thierry Henry , a França nunca mais foi a mesma . O status de melhor seleção da Europa ficou para trás , com a ascensão de Espanha e Alemanha e outra geração boa da Holanda . 


Com a aposentadoria do melhor jogador da história do seu país,  a França nunca mais foi a mesma .


  • Vídeos históricos 


                                                           Final da Euro de 84 . 



                                      Semifinal dramática entre França e Croácia em 1998 . 



                                         Massacre Francês e show de Zidane na final de 98 . 



                               Jogo histórico entre França x Itália pela final da Euro de 2000 . 



                   Gol de ouro de Therry Henry , que deu a Copa das Confederações para a França . 



                                      Show de Zidane e massacre francês em cima do Brasil . 


 
 




      


       

       

        
                                


       




Nenhum comentário:

Postar um comentário